Um "póquer" de Bas Dost lançou este sábado o Wolfsburgo, adversário do Sporting na Liga Europa de futebol, para uma vitória por 5-4 no estádio do Bayer Leverkusen, na 21.ª jornada do campeonato alemão, liderada pelo imparável Bayern Munique.

O avançado holandês, que parece constituir uma séria ameaça para a equipa lisboeta, marcou o quarto golo da conta pessoal e o quinto da sua equipa no último minuto do período de compensação, mantendo o Wolfsburgo firme na segunda posição, atrás dos bávaros, vencedores por rotundo 8-0 na receção ao Hamburgo.

O internacional português Vieirinha também esteve em destaque em Leverkusen, ao fazer as assistências para o primeiro e último golos do Wolfsburgo, que parecia ter resolvido o jogo na meia hora inicial, durante a qual marcou por três vezes, por intermédio de Bas Dost (seis e 29 minutos) e do defesa brasileiro Naldo (17).

O Leverkusen regressou com nova alma após o intervalo e reentrou na discussão do resultado ao reduzir para 3-2, com dois remates certeiros do avançado sul-coreano Son Heung-Min, aos 58 e 62, aproveitando dois erros do guarda-redes suíço Benaglio, antigo jogador do Nacional.

Bas Dost voltou a "faturar" aos 63 minutos, mas não refreou o ânimo dos anfitriões, que igualaram com tentos de Son, autor de um "hat-trick", aos 67, e do médio Karim Bellarabi, aos 72, antes de o holandês aproveitar um cruzamento milimétrico de Vieirinha para consumar o 5-4, quando o Leverkusen já atuava com menos um jogador, por expulsão de Emir Spahic, aos 82.

O Bayern Munique-Hamburgo teve quase tantos golos, mas substancialmente menos incerteza quando to vencedor, uma vez que foram todos marcados pelo campeão em exercício, que se manteve, tranquilamente, com oito pontos de vantagem sobre o Wolsfburgo.

Com tantos "candidatos" na frente de ataque do Bayern, nenhum jogador igualou a proeza de Bas Dost ou Son, apesar de três das "estrelas" bávaras terem "bisado": os avançados Thomas Müller (21, de grande penalidade, e 55), Mario Götze (23 e 88) e Arjen Robben (36 e 47).

O holandês igualou Alexander Meier, do Eintracht Frankfurt, no topo da lista dos melhores marcadores da prova, ambos com 14 golos, num dia em que o polaco Robert Lewandowski e o francês Franck Ribery e também fizeram o "gosto ao pé", aos 56 e 69 minutos, respetivamente.

Um golo marcado aos 90+1 minutos pelo médio suíço Granit Xhaka permitiu ao Borussia Mönchengladbach impor-se por 1-0 na receção ao Colónia e subir ao terceiro lugar, ultrapassando o Schalke 04 – que joga mais tarde - e o Augsburgo, que foi batido por 3-2 no reduto do Werder Bremen.

O Estugarda afundou-se mais na última posição, ao perder por 2-1 no estádio do Hoffenheim, sétimo classificado, que, no entanto, só concretizou o golo do triunfo três minutos depois dos 90, por intermédio do médio Sebastian Rudy.