O Bayer Leverkusen venceu hoje o Schalke04 por 1-0, em encontro da 26.ª jornada da liga alemã de futebol, e ascendeu, à condição, ao terceiro lugar, que garante o acesso direto à Liga dos Campeões.

Num jogo em que as duas equipas criaram inúmeras ocasiões de golo e cinco dias depois de ter sido afastado da Liga dos Campeões pelo Atlético Madrid, o conjunto de forasteiro venceu graças a um tento de Karim Bellarabi, aos 35 minutos, após assistência de Simon Rolfes.

A formação de Leverkusen passou a contar 45 pontos, provisoriamente mais um do que o Borussia Mönchengladbach, que de desloca domingo ao reduto do líder Bayern Munique, adversário do FC Porto nos ‘quartos’ da ‘Champions’.

O Schalke04 ficou para mais longe de um dos objetivos declarados para a presente época – o acesso à Liga dos Campeões -, ao permanecer em quinto lugar, com 39 pontos.

Por seu lado, o Borussia Dortmund regressou às vitórias, mantendo-se no 10.º lugar, ao derrotar fora o Hannover, 14.º colocado, por 3-2.

A vitória do Dortmund - que na quarta-feira foi também afastado da Liga dos Campeões, ao perder com a Juventus por 3-0 na segunda mão da competição – começou a ser construída logo aos 19 minutos, com um golo do gabonês Pierre Aubameyang.

O Hannover ainda empatou aos 31 minutos, por Lars Stindl, mas, na segunda parte, a equipa forasteira ‘acelerou’ para a vitória, com dois golos em cinco minutos: Shinji Kagawa, aos 57 minutos, e o ‘bis’ de Aubameyang, aos 61.

A jogar com menos um (Lars Bittencourt foi expulso por acumulação de amarelos, aos 55 minutos), a equipa da casa ainda conseguiu reduzir a desvantagem antes do apito final, novamente por Lars Stindl, aos 82 minutos.

Quanto ao Werder Bremen, empatou 1-1 em casa do Colónia e permanece em nono. Ainda conseguiu colocar-se em vantagem, aos 27 minutos, por David Selke, mas, quase no final da partida, aos 88, Matthias Lehmann empatou para os locais.

O Friburgo, por seu turno, conseguiu ‘descolar’ da zona de despromoção e subir ao 15.º lugar, com uma vitória por 2-0 sobre o Augsburgo, com golos de Jonathan Schmid e Nils Petersen.

Em sentido inverso, o Paderborn ‘afundou-se’ um pouco mais no penúltimo lugar, ao empatar 0-0 com o Hoffenheim, reduzido a 10 jogadores após a expulsão do bósnio Ermin Bicakcic.

Em 18.º e último lugar permanece o Estugarda, apesar da vitória por 3-1 frente ao Eintracht Frankfurt.