O Bayer Leverkusen subiu ao terceiro lugar da Liga alemã de futebol, de acesso direto à ‘Champions’, mas ainda poderá perder esssa posição, dependendo do que o Borussia Moenchengladbach fará no domingo.

Hoje, a formação de Leverkusen esteve longe dos seus melhores dias, num jogo em que desperdiçou uma grande penalidade em casa do Colónia e viu o adversário marcar o golo da igualdade (1-1) já na reta final da partida.

Aos 42 minutos de um jogo disputado no Rhein Energie Stadion, em Colónia, o turco Çalhanoğlu falhou, de penálti, mas o Bayer Leverkusen ainda marcou aos 60, por intermédio do ‘suplente’ Julian Brandt, de 18 anos.

O resultado apenas se fixou com o golo do Colónia (83 minutos), também através de um suplente, o norueguês Bard Finne, de 20 anos.

O empate tem um sabor amargo, apesar da subida ao terceiro lugar, já que o Bayer Leverkusen desperdiçou uma boa oportunidade de aumentar a vantagem para o seu rival na luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões.

Após este jogo da 30.ª jornada, a equipa passou a contabilizar 55 pontos, mais um em relação ao Borussia Moenchengladbach (quarto classificado) e que no domingo tem uma difícil receção ao Wolfsburgo, segundo classificado.

De olhos postos nesse encontro estará também o Bayern Munique, que ainda hoje recebe o Hertha Berlim e pode no domingo festejar o título de campeão, consoante aquilo que fizer em comparação com Wolfsburgo.

Uma vitória ou empate dos bávaros, que a meio da semana golearam o FC Porto na Liga dos Campeões (6-1), será suficiente caso o Wolfsburgo perca o seu jogo de domingo.

Em outros jogos do dia, o Hoffenheim venceu em casa do Hannover e ameaça [está a dois pontos] os lugares ‘europeus’ de Schalke 04 (5.º) e Augsburgo (6.º), que perderam os respetivos jogos da 30.ª jornada.

O Schalke tinha sido derrotado na sexta-feira pelo Mainz (2-0) e o Augsburgo perdeu hoje na visita ao Hamburgo (3-2).

Em contrapartida, o Hoffenheim bateu fora o Hannover, com João Pereira no banco, por 2-1.

Em recuperação continua o Borussia Dortmund, mesmo com Jürgen Kloop com a saída anunciada, e que hoje venceu em casa o Eintracht Frankfurt (2-0), subindo ao oitavo lugar, já bem longe dos lugares de descida que ocupou na primeira volta.