O diretor desportivo do Borussia Dortmund, Hans Joachim Watzke, sugeriu hoje a antecipação do fecho do mercado de transferências de futebolistas para o início da época.

“É algo que me irrita imenso. Temos de fechar o período de contratações a 01 de agosto. O que acontece agora é que os clubes grandes e ricos chegam a 30 e 31 de agosto com 20, 30, 40 ou 50 milhões de euros (ME) e mudam tudo. Perante isso, um treinador pergunta para que fazer uma pré-temporada se depois perde quatro jogadores e recebe quatro novos”, afirmou Watzke, ao diário alemão Bild.

A proposta de Watzke surge um dia depois do fim do ‘mercado’ de verão, no qual o Dortmund nem esteve muito ativo, nem aparenta ter sido prejudicado com saídas de última hora, mas mereceu o apoio de outros clubes alemães, como Hertha Berlim e Borussia Mönchengladbach.

Pelo contrário, o Wolfsburgo, que vendeu Kevin de Bruyne ao Manchester City por 75 ME e Ivan Perisic ao Inter Milão por 30 ME e contratou Julian Draxler ao Schalke 04 por 35 ME, não parece entusiasmado com a proposta de Watzke.

“Nos últimos anos, todos estavam satisfeitos com o período de transferências. Desta vez ocorreram coisas espetaculares perto do fim, mas não tem de ser sempre assim”, referiu o treinador do Wolfsburgo, Dieter Hecking.