Por estes dias muito se vai falar do feito de Robert Lewandowski. O avançado polaco saltou do banco do Bayern Munique para, quase sozinho, golear o Wolfsburgo. Lewandowski conseguiu marcar cinco golos em apenas nove minutos na vitória dos bávaros por 5-1.

O feito do avançado de 27 anos não encontra paralelo nos principais campeonatos europeus. Nem mesmo os "extraterrestres" Messi e Cristiano Ronaldo, jogadores de outra "galáxia", conseguiram marcar tanto em tão pouco tempo.

Na Liga Alemã, nunca um jogador tinha marcado cinco golos em nove minutos. O avançado igualou o feito de Dieter Hoeness, também ele do Bayern Munique, que tinha sido o único jogador a marcar cinco golos numa segunda parte de um jogo, em 1983/84. Mas Hoeness precisou de 23 minutos.

Aliás desde 1991 que nenhum jogador marcava tantos golos num jogo. O último a fazer uma "manita" num encontro tinha sido Michael Tonnies, do Duisburg, contra o Karlsruher mas todos marcados em 90 minutos.

Lewandowski fez também cair outro recorde: o de golos marcados por um suplente. Antes dele, o máximo de golos marcado por um jogador saído do banco na Bundesliga tinham sido três (Petersen, do Freiburg em 2014/2015).

Em Portugal, quem mais se aproximou do polaco foi o sportinguista Peyroteo, que nos anos 30/40 conseguiu marcar quatro golos em dez minutos ao Marinhense, numa vitória por 13-1.

Lewandowski ficou a apenas um golo de igualar o feito de Dieter Muller, do Colónia, que fez seis golos na vitória da sua equipa sobre o Werder Bremen por 7-2.