As autoridades alemãs asseguraram hoje que o cancelamento do jogo particular entre as seleções da Alemanha e da Holanda, em Hanôver, por ameaça terrorista, não colocará em causa os encontros do fim de semana da Liga de futebol.

“Não há motivo para cancelar os jogos da ‘Bundesliga’”, disse o ministro do Interior do estado da Baixa Saxónia, Boris Pistorius, acrescentando que “há que analisar cada caso com cuidado” e que “a vida não pode parar por medo do terror”.

Boris Pistorius, titular do ministério do Interior da Baixa Saxónia, cuja capital é Hanôver, esteve diretamente envolvido na decisão e cancelar a partida de terça-feira entre as seleções da Alemanha e da Holanda e hoje justificou a decisão em conferência de imprensa.

“Recebemos e avaliamos constantemente informações sobre possíveis ações terroristas. Depois dos acontecimentos como os de Paris, essas informações multiplicaram-se e há que distinguir entre as que querem causar insegurança e os que têm credibilidade”, referiu.

Pistorius concluiu que as informações recebidas terça-feira eram “sólidas e dignas para serem levadas a sério”, pelo que foi tomada a decisão de cancelar o jogo particular entre as duas seleções.

O responsável referiu ainda que a decisão não foi precipitada nem tomada de ânimo leve e que a informação sobre um eventual atentado em Hanôver não foi recebida por uma chamada telefónica mas sim através de uma fonte credível.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.