O técnico do Bayern de Munique, o espanhol Pep Guardiola, negou hoje a existência de mau ambiente no plantel dos bávaros devido a um suposto e-mail enviado aos futebolistas a instá-los a comportarem-se.

“O ambiente é bom. Se não fosse, não teríamos sido primeiros na primeira metade da época, com apenas uma derrota”, comentou hoje Guardiola, em conferência de imprensa, antes do jogo de domingo frente ao Hoffenheim, para a Liga alemã de futebol.

A existência de uma ‘toupeira’ no clube, que terá feito circular a informação junto de vários órgãos de comunicação social, também terá contribuído, segundo a imprensa, para a criação de um clima de desconfiança e de mau ambiente.

“Aqui em Tombuctu [no Mali], em África, na Austrália, seja onde for, quando um jogador não joga está um pouco triste e dececionado. Mas o ambiente é bom”, insistiu Guardiola, em tom algo irado depois o diário desportivo ‘Kicker’ ter lançado a história da mensagem enviada aos jogadores, um dos quais, alegadamente, terá feito chegar à imprensa o seu conteúdo.

Guardiola questionou quem será o jogador anónimo do Bayern, a quem o ‘Kicker’ cita como fonte da notícia, não revelando o seu nome, o qual atribuía o mau ambiente às muitas lesões no plantel, por um lado, e à relação entre o treinador e a equipa, por outro.

A mesma fonte referiu ao ‘Kicker’ que Pep Guardiola não aprecia alguns comportamentos dos jogadores e que o clube terá feito saber isso aos jogadores através de um correio eletrónico enviado a semana passada.

Nesse e-mail, o Bayern exigia aos jogadores que informassem sobre possíveis viagens nos seus dias de folga para evitar que essas deslocações, algumas delas para o estrangeiro, possam afetar o rendimento da equipa antes dos jogos.

O diário desportivo germânico alegou que Guardiola tem aumentado a pressão sobre os jogadores porque, ele próprio, se encontra pressionado pelo facto de lhe restarem poucos meses por diante e querer despedir-se com títulos como treinador do Bayern.

De um mogo geral, segundo a ‘Kicker’, o técnico catalão exige dos jogadores “mais disciplina na dieta e na planificação dos seus tempos livres”.