O treinador do Bayer Leverkusen, Roger Schmidt, foi hoje suspenso por cinco jogos, dos quais dois com pena suspensa, por recusar abandonar o banco após ordem de expulsão no jogo com o Borussia Dortmund, da Liga alemã de futebol.

A federação alemã de futebol (DFB) aplicou uma pena de três jogos de suspensão efetiva, que vai impedir Schmidt de se sentar no banco de suplentes nos embates com Mainz, Werder Bremen e Augsburgo, aos quais se juntam dois em pena suspensa até 30 de junho de 2017 e uma multa de 20.000 euros.

O diretor desportivo do clube, Rudi Voeller, também foi multado em 10.000 euros, por ter considerado a expulsão de Schmidt “completamente desnecessária”, após o jogo de domingo, que terminou com a vitória do Borussia Dortmund, por 1-0.

Schmidt recusou-se a acatar a ordem de expulsão do árbitro Felix Zwayer, na sequência do golo do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, aos 64 minutos, contestando a cobrança rápida de um livre na zona defensiva do Borussia Dortmund.

Perante esta recusa do técnico, o árbitro decidiu regressar aos balneários, interrompendo o encontro durante cerca de 10 minutos. Mais tarde, Schmidt admitiu ter agido erradamente.

Na divulgação do castigo, a DFB detalha que Schmidt não pode contactar com os seus jogadores, direta ou indiretamente, entre meia hora antes e meia hora depois do jogo, estando também impedido de aceder às áreas técnicas.

Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund são os adversários de Sporting e FC Porto nos 16 avos de final da Liga Europa e vão defrontar as duas equipas portuguesas na quinta-feira, em jogos da segunda mão, depois dos triunfos por 1-0 e 2-0, respetivamente.