O antigo presidente do Bayern Munich Uli Hoeness, condenado por fraude fiscal, saiu hoje da prisão, em liberdade condicional, anunciou o Ministério da Justiça bávaro à agência alemã DPA.

Hoeness, de 64 anos, preso desde 02 de junho de 2014, cumpriu a metade (21 meses) da pena de prisão de três anos e meio a que foi condenado em março de 2014.

Segundo a DPA, o ministério não facultou mais detalhes sobre a libertação, a qual era, com efeito, já esperada que tivesse hoje lugar, à luz do anúncio feito pelo tribunal, a 18 de janeiro passado.

Uli Hoeness beneficia desde o início de 2015 de um regime que lhe permite passar apenas as noites na cadeia, por se encontrar a trabalhar com os escalões de formação do Bayern de Munique, uma das justificações para que o tribunal aceitasse o pedido de liberdade condicional.

Uli Hoeness, que se encontrava na prisão de Landsberg, na Baviera, no sul da Alemanha, foi considerado culpado de evasão fiscal no valor de 28,5 milhões de euros, nomeadamente em negócios privados, mas relacionados com a sua função no clube da liga germânica.

No seu julgamento, Uli Hoeness, campeão mundial em 1974 e antigo jogador do Bayern Munique, reconheceu ter escondido dinheiro em contas bancárias na Suíça, enquanto investia em mercados, numa tentativa de imunidade junto das autoridades germânicas.