O Bayern Munique tornou-se hoje a primeira equipa a conquistar quatro títulos consecutivos na Alemanha, ao impor-se por 2-1 no estádio do Ingolstadt, em jogo da 33.ª e penúltima jornada do campeonato.

O avançado polaco Robert Lewandowski teve uma contribuição muito relevante para o 26.º título conquistado pelo Bayern: hoje ‘bisou’ e aumentou para 29 o número de golos na prova, que devem ser suficientes para conquistar pela segunda vez o troféu destinado ao melhor marcador.

Lewandowski inaugurou o marcador aos 15 minutos, através de uma grande penalidade, aumentando a vantagem dos visitantes aos 32, de pouco valendo o golo de Mortitz Hartmann para o Ingolstadt, aos 42, também na transformação de um castigo máximo.

O treinador espanhol Pep Guardiola, de ‘malas aviadas’ para o Manchester City, despede-se de Munique com três troféus de campeão alemão em três épocas, mas sem um único na Liga dos Campeões, tendo sido eliminado sempre por espanhóis nas meias-finais da principal prova europeia de clubes.

Com 77 golos marcados e apenas 16 sofridos, o Bayern Munique venceu 27 dos 33 jogos disputados até hoje na competição, tendo empatado quatro e perdido apenas dois, evidenciando uma supremacia que lhe poderia ter permitido sagrar-se campeão ainda com maior antecedência.

Mesmo tempo hoje perdido por 1-0 no recinto do Eintracht Frankfurt, o Borussia Dortmund teve o mérito de se constituir como a única equipa que manteve em guarda o cada vez mais ‘crónico’ campeão germânico, pois o Bayer Leverkusen, terceiro classificado, está já a 28 pontos de distância.

O golo solitário de Stefan Aigner, aos 14 minutos, impôs a primeira derrota na Liga ao Dortmund em 2016 e permitiu à equipa de Frankfurt deixar a zona de despromoção, por troca com o Werder Bremen, que empatou 0-0 na deslocação a Colónia e caiu para a 16.ª posição, a primeira abaixo da ‘linha de água’.

Em pior situação está o histórico Estugarda, que parece condenado a acompanhar o lanterna-vermelha e há muito despromovido Hannover, depois de hoje sido derrotado por 3-1 em casa pelo Mainz, que ainda sonha com a qualificação para a Liga dos Campeões.

O Mainz subiu ao quinto lugar, a três pontos do Borussia Mönchengladbach, que bateu o Leverkusen por 2-1, e em igualdade pontual com Hertha Berlim e Schalke 04, sexto e sétimo colocados, que ‘marcaram passo’ nesta ronda.

O Hertha de Berlim perdeu por 2-1 com o Darmstadt e o Schalke 04 empatou 1-1 com o Augsburgo.

Vieirinha foi o único jogador português em ação na 33.ª jornada do campeonato alemão, tendo sido totalista na vitória por 1-0 do Wolfsburgo no reduto do Hamburgo, consumada com um golo do brasileiro Luiz Gustavo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.