Nas últimas sete edições da prova milionária, os "dragões", campeões em 2003/04, falharam apenas uma presença nos oitavos-de-final, em 2005/06, ano em que o Benfica atingiu pela única vez esta fase, acabando por perder com o FC Barcelona, futuro campeão, nos quartos-de-final.

Tal como os "encarnados", o Sporting também conseguiu apenas uma qualificação para os oitavos-de-final, na última temporada, tendo sido eliminado pelo Bayern de Munique.

O FC Porto e o Manchester United já garantiram a sexta presença em sete anos, exemplo que pode ser seguido por Bayern de Munique, AC Milan, Liverpool, FC Barcelona e Inter de Milão.

Com apenas quatro jornadas da fase de grupos disputadas, o Chelsea já está apurado para os oitavos-de-final, garantindo o pleno de qualificações nos últimos sete anos, algo que também poderá ser alcançado por Arsenal, Lyon e Real Madrid.

A Inglaterra é o país com mais presenças nos oitavos-de-final, com os "quatro grandes" - Chelsea, Arsenal, Liverpool e Manchester United - a garantirem 24 qualificações.

Apesar de ter menos presenças na segunda fase da "Champions", a Espanha é o país que mais clubes colocou nos oitavos-de-final, com nove emblemas a entrarem por 19 vezes nas eliminatórias finais.

Portugal ocupa o quinto posto desta tabela, com oito presenças, atrás das cinco principais ligas europeias - Inglaterra (24), Espanha (19), Itália (17), Alemanha (10) e França (10) - e mais do dobro das qualificações da Holanda, que ocupa o sexto lugar.