Com o Liverpool já "atirado" para a Liga Europa, o FC Barcelona, o Inter de Milão, o AC Milan, o Real Madrid, a Juventus e o Bayern de Munique estão em risco de ficar fora dos oitavos-de-final da prova.

No Grupo D, os "dragões" já têm o segundo lugar assegurado, atrás do Chelsea, que garantiu a vitória na "poule" com uma vitória no Estádio do Dragão.

O terceiro lugar, que dá acesso à Liga Europa, ainda está por ocupar, com o Atlético de Madrid a ter mais um ponto que o APOEL de Nicósia e a vantagem de receber os "dragões", enquanto os cipriotas visitam Londres.

No Grupo F, as quatro equipas ainda podem garantir o apuramento para a segunda fase da "Champions", embora o FC Barcelona e o Inter de Milão tenham alguma vantagem.

Os catalães têm oito pontos, mais três que o Dínamo de Kiev, que visita na quarta-feira, contando ainda com vantagem no confronto directo, depois de terem vencido em casa por 2-0.

Em Milão, Inter e Rubin Kazan entram em campo com os mesmos seis pontos, mas à equipa do português José Mourinho basta um empate, porque tem vantagem na diferença de golos, desde que o Dínamo de Kiev não derrote o FC Barcelona - caso os ucranianos vençam o Barça, o Inter tem de ganhar para não cair na Liga Europa.

No Grupo A, os antigos campeões europeus Juventus, com oito pontos, e Bayern, com sete, discutem em Turim o último lugar nos "oitavos", enquanto o Bordéus, já apurado, joga em Israel com um Maccabi Haifa ainda sem pontos.

O Real Madrid leva vantagem no Grupo C, mas ainda pode ser eliminado, embora para que tal suceda tenha de perder por mais de três golos de diferença em Marselha.

Com menos dois pontos do que o Real Madrid e mais um do que o Marselha, o AC Milan necessita "apenas" de um triunfo no estádio do FC Zurique, que já está eliminado, mas na segunda jornada venceu em San Siro.

O Manchester United já garantiu a presença nos oitavos-de-final, precisando apenas de um ponto na visita ao Wolfsburgo para garantir o primeiro lugar do Grupo B. Aos alemães basta um triunfo para garantirem o apuramento, enquanto o CSKA de Moscovo tem de derrotar o Besiktas, que ainda aspira a um lugar na Liga Europa, e esperar que os "red devils" não sejam derrotados.

Uma das grandes surpresas da prova poderá acontecer no Grupo G, no qual o Unirea Urziceni pode apurar-se, caso não perca em Estugarda, enquanto o já apurado Sevilha recebe o Glasgow Rangers, último classificado.

Com o Liverpool eliminado, Fiorentina, com 12 pontos, e Lyon, com 10, lutam pelo primeiro lugar no Grupo E, com os italianos a visitarem os "reds", feridos no seu orgulho, enquanto os franceses recebem o Debrecen, último classificado, sem qualquer ponto.

Ainda só com um empate na prova, o Arsenal já garantiu a vitória no Grupo H e na última ronda defronta o Olympiacos, que precisa de apenas um empate em casa para garantir o apuramento.

À espera de uma derrota dos gregos está o Standard de Liège, que recebe o AZ Alkmaar, o qual garante a presença na Liga Europa em caso de triunfo.