O golo de Bendtner, logo ao início de jogo, inverteu o cenário, o da vantagem dos portugueses, e caso o jogo terminasse com este resultado (2-0) ditava a passagem dos ingleses aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, deixando a equipa azul e branca fora da competição.

Aos 9 minutos, Nasri lançou Arshavin no corredor central, Fucile e Helton chocaram e não conseguiram o corte. A bola sobrou para Bendtner que rematou para dentro da baliza enquanto o guardião azul e branco estava estendido no relvado.

Quando se esperava uma reacção do FC Porto, ela não apareceu. Os tetracampeões nacionais tiveram muitas dificuldades em fazer a ligação do meio-campo para o ataque. A isto aliou-se uma defesa frágil e desequilibrada.

Quem apareceu para complicar as contas dos Dragões foi Fucile. O uruguaio cometeu um erro tremendo ao não deixar sair a bola e passar gentilmente a bola para Arshavin, que depois de um grande trabalho individual ao desfazer-se da defesa portista, passou a bola para o mesmo Bendtner e o dinamarquês limitou-se a encostar.

O Arsenal esteve sempre mais perto de dilatar a vantagem no marcador. Os ingleses poderiam ter feito pelo menos mais três golos, valeram as intervenções de Helton. Pode-se dizer que o guardião brasileiro tem mantido o FC Porto ainda em jogo.