"A maioria de nós coloca-o num pedestal. Ele é uma lenda, em particular para os adeptos da minha geração que acompanham o Chelsea há 35 anos", disse o líder dos adeptos "blues", Trizia Fiorellino, de 47 anos, o qual recorda os tempos em que a "resignação tomou conta" dos adeptos do clube londrino.

Segundo Fiorellino, antes da chegada de Mourinho, estavam habituados a "décadas de mediocridade, a jogar para o meio da tabela ou para não descer", e a partir do momento em que Mourinho "guindou o Chelsea ao título, 35 anos depois, transformou-se numa lenda".

A líder da claque dos "blues" lembra, ainda, que após a chegada de Mourinho, no verão de 2004, a equipa "começou a ganhar jogo após jogo e os jogadores a jogar como se fossem de classe mundial", reforçou Trizia Fiorellino.

Quando em Setembro de 2007 Mourinho saiu do Chelsea, Fiorellino "nem queria acreditar” porque, para ela, o treinador português foi colocado no mesmo plano do agente que recusou "a fazer com que os Beatles assinassem".

"Tínhamos o treinador mais coroado de sucesso e o mais cobiçado do mundo - e, no entanto, rejeitámo-lo", lamentou.

O seu sucessor, o israelita Avram Grant, era "um idiota", segundo Fiorellino, cujo maior feito foi "não mudar nada": "Nós fomos à final da Liga dos Campeões com ele, mas isso só foi possível porque manteve o sistema de Mourinho", ajuizou.

Quanto ao actual responsável técnico pelos "blues", o italiano Carlo Ancelotti, Fiorellino foi cauteloso na observação: "Vamos esperar antes de julgar".

Em três épocas ao serviço do Chelsea, José Mourinho venceu dois campeonatos, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga.

O seu actual clube, o Inter de Milão, venceu o Cheslea em San Siro, por 2-1, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e visita Stamford Bridge (onde Mourinho nunca perdeu) para o jogo da segunda mão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.