"Nada tenho a provar no Chelsea. Nem aos jogadores, nem aos adeptos, nem aos dirigentes", vincou, em vésperas do Chelsea-Inter, que vai decidir um lugar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, após o 2-1 para os italianos, em Milão.

Rodeado por um batalhão de fotógrafos, o técnico luso reconhece que o regresso a Stamford Bridge vai ter "qualquer coisa de especial", mas vincou a determinação em seguir em frente na Liga “milionária”.

"Antes e depois do jogo, sentirei talvez qualquer coisa especial. Mas durante os 90 minutos farei tudo para que a minha equipa ganhe. Que não se confunda o respeito e sentimentos que tenho pelos meus ex-jogadores e a minha equipa com o desejo e motivação que tenho de ganhar este jogo", vincou.

Mourinho reforçou a determinação em ser bem sucedido: "Quero apurar-me para os quartos-de-final. Se o conseguirmos, será um momento importante para o Inter, que não vence esta competição há muito tempo, que há muito não chega a esta fase. É isso que vale esse jogo especial".

O Inter tem baixado de rendimento no campeonato italiano - o AC Milan está agora a apenas um ponto - mas esse facto será esquecido na Liga dos Campeões.

"Todos sabemos o que se está a passar no ‘Calcio’. Aqui será diferente. Esta será uma pequena final", frisou.

José Mourinho desvalorizou a ausência dos guarda-redes titular e suplente do Chelsea, Petr Cech e Hilário, classificando-a como uma “não história”. "Isso não será um problema, se não rematarmos uma única vez à baliza", vincou, admitindo que não conhece "muito bem" o titular de terça-feira (Ross Turnbull).

O avançado Balotelli, uma das figuras do Inter, tanto pela sua qualidade como pelas atitudes que têm causado problemas com José Mourinho, não foi convocado, mas o técnico luso escusou-se a comentar: "Para mim, importante são os que vão jogar".

Treinador do Chelsea de Julho de 2004 a Setembro de 2007, José Mourinho conquistou dois campeonatos (acabou com um jejum de 50 anos), uma Taça de Inglaterra, uma Supertaça e duas Taças da Liga, pelo que continua muito popular entre os adeptos.