A equipa do treinador português José Mourinho vai assim defender a vantagem tangencial na visita de 06 de Abril ao Estádio Luzhniki, tentando chegar com o tetracampeão italiano às meias-finais da prova, algo inédito desde 2003, depois de eliminações nos "quartos", em 2005 e em 2006.

Sem os brasileiros Lúcio e Thiago Motta, suspensos, o técnico português do conjunto transalpino colocou Materazzi, na defesa, e o sérvio Stankovic ao lado do argentino Cambiasso, no meio campo. O luso Quaresma voltou a ficar entre os suplentes.

Numa primeira parte com mais cautelas de parte a parte do que investimento ofensivo, os "nerazzurri" gozaram de maior posse de bola, mas o resultado foi invariavelmente remates de longe sem eficácia, ficando depois à mercê de alguns perigosos lances de contra ataque apoiado dos russos.

O macedónio Pandev foi mesmo o "interista" a protagonizar o lance mais vistoso da primeira parte, com um potente remate de fora da área a passar ligeiramente por cima da barra da baliza defendida pelo russo Akinfeev, aos 21 minutos.

O "maestro" holandês dos milaneses, Sneijder, manteve o nível da primeira metade e esteve nas várias oportunidades de golo criadas pelos da casa na segunda parte.

Depois de uma grande defesa de Akinfeev, Sneijder serviu o avançado argentino Milito e um remate rasteiro, mas colocado, deu vantagem aos italianos, aos 65 minutos.

Com o maior ritmo dos anfitriões a expor as fragilidades dos russos, uma excelente combinação entre Milito e Pandev terminou com o guardião Akinfeev fintado, mas Alexei Berezutsky conseguiu salvar a sua baliza em cima da linha de golo, aos 71 minutos, seguindo-se nova ocasião perdida por Sneijder e mais um par de defesas de Akinfeev.

Os moscovitas, vencedores da Taça UEFA de 2005, diante do Sporting, em Alvalade, terão a segunda mão em casa para corrigir a desvantagem, buscando reeditar a presença russa nas "meias" do Spartak Moscovo, no já distante ano de 1991.