O campeão europeu parte como favorito na eliminatória, pelo futebol de elevada qualidade e eficácia que está a praticar e por ter o melhor jogador mundial, o argentino Lionel Messi, em plena forma, mas o Inter tem um trunfo chamado José Mourinho para contrabalançar o favoritismo catalão.

O técnico português já tinha sido, de resto, preponderante na eliminação nos oitavos-de-final de um dos favoritos ao triunfo na prova, o Chelsea, pela forma como montou a equipa nos dois jogos, sobretudo no segundo, em Londres, explorando o conhecimento profundo que tem do adversário.

Nesse jogo, Mourinho surpreendeu o treinador dos ingleses, Carlo Ancelotti, ao apresentar uma equipa ofensiva, disposta num 4x3x3, apresentando um trio atacante formado por Milito, Pandev e Samuel Eto'o, quando se esperava uma equipa mais povoada no meio-campo e uma estratégia de contenção, face à vantagem de um golo que trazia de Milão.

A realização do jogo, num embate que é tido como uma final antecipada, chegou a estar em dúvida por causa das nuvens de cinzas vulcânicas que cobrem a atmosfera do centro e norte da Europa, na sequência da erupção do vulcão na Islândia, mas a UEFA considerou existirem condições para a sua realização.

Tanto assim que a comitiva do Barcelona partiu domingo da Catalunha rumo a Milão, de autocarro, numa viagem de cerca de 1000 quilómetros, onde chegou na segunda-feira, tendo a equipa efectuado um treino da parte da tarde.

Confirmado está também a realização do outro jogo relativo à primeira mão das meias-finais da prova, o Bayern-Lyon, na quarta-feira, às 19:45 (horas de Lisboa), tendo a comitiva francesa encetado segunda-feira a viagem de autocarro com destino a Munique.