A equipa de Cristiano Ronaldo, 10.ª no "ranking", só subirá ao primeiro pote e será potencial adversária das "águias", caso os espanhóis do FC Sevilha, os franceses do Lyon ou os alemães do Werder Bremen não se qualifiquem.

Para que isso aconteça, é preciso que dois destes três clubes fiquem de fora da "Champions".

O FC Sevilha ainda discute o quarto posto em Espanha, que lhe dará acesso ao "play off", o Lyon está à beira do terceiro lugar na Liga francesa, também para o "play off", e o Werder Bremen, terceiro na Alemanha, procurará passar essa ronda.

Com o primeiro pote destinado aos clubes mais bem cotados no "ranking" europeu e consoante as classificações finais, FC Barcelona, Manchester United, Chelsea, Bayern Munique, AC Milan ou Inter são hipóteses para adversários do Benfica.

Na edição de 2010/11, a fase de grupos da "Champions" terá o seu início a 14 e 15 de Setembro, datas agendadas para a primeira jornada, ultrapassadas as pré-eliminatórias e os play offs.

Mas será na terceira pré-eliminatória, a 27 ou 28 de Julho e 03 ou 04 de Agosto, que o Sporting de Braga, vice-campeão português, entra em prova.

Nessa ronda, os bracarenses poderão ter como adversário, entre os que já são conhecidos, os russos do Zenit - onde joga o português Danny -, os ucranianos do Dínamo Kiev, os holandeses do Ajax ou os escoceses do Celtic Glasgow.

Outras hipóteses para os "arsenalistas" englobam equipas que ainda se encontram em fase de conclusão dos respectivos campeonatos, no caso os segundos classificados de países como a Roménia, Turquia, Grécia, Bélgica ou Suíça.

Deste conjunto sairão cinco equipas para o "play off" (17 ou 18 e 24 ou 25 de Agosto) e que encontrarão aí, já numa fase mais difícil, os quartos classificados de Espanha, Inglaterra e Itália (FC Sevilha ou Maiorca, Tottenham, Sampdória ou Palermo) e os terceiros da Alemanha e França (Werder Bremen e Auxerre, Lyon ou Lille).

Na Liga Europa, em que Portugal terá a presença do FC Porto (3.º classificado na Liga portuguesa), Sporting (4.º) e Marítimo (5.º) as entradas em cena das equipas acontecem de forma faseada.

O menos bem classificado, no caso o Marítimo, começa a discussão logo na segunda pré-eliminatória (15 e 22 de Julho).

Já o Sporting entrará na terceira ronda preliminar (29 de Julho e 05 de Agosto) e o FC Porto nos play offs (a 19 e 26 de Agosto).

Só a passagem nestas fases, com o Marítimo a ter que superar três rondas, o Sporting duas e o FC Porto uma, colocará as equipas na fase de grupos da Liga Europa, a qual tem início a 16 de Setembro, com a primeira jornada.