A UEFA decidiu estender a arbitragem com cinco elementos à Liga dos Campeões e ao Euro2012, incluindo a qualificação, depois da experiência na Liga Europa, anunciou hoje o organismo que governa do futebol europeu

"O Comité Executivo decidiu utilizar este sistema para a Liga dos Campeões, Liga Europa e Euro", declarou Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, em conferência de imprensa, em Nyon, na Suíça.

Na Liga dos Campeões, a norma aplica-se "a partir dos jogos do 'play-off' [de acesso à fase de grupos] e até à final", enquanto "para a Liga Europa, será como este ano, a partir da fase de grupos".

"Para o Euro, será a partir das qualificações, desde o mês de Agosto, e na fase final", acrescentou.

A arbitragem com cinco elementos, sem contar com o quarto árbitro, será também utilizada no jogo da Supertaça Europeia, que opõe, o Inter de Milão, vencedor da Liga dos Campeões sob comando de José Mourinho, e o Atlético de Madrid, a 27 de Agosto.

"Agora, devemos seguir os procedimentos formais, dirigindo o nosso pedido à FIFA, esperando que nos dê essa possibilidade", indicou Infantino.

O International Board, painel que gere as leis do jogo, autorizou a 18 de Maio e por um período de dois anos a continuação desta experiência, realizada pela primeira vez na Liga Europa de 2009/10, sob reserva de aceitação pela FIFA das propostas efectuadas.

O Comité executivo decidiu ainda suprimir a regra que estipulava que os cabeças de série nos “play-offs” de qualificação para o Euro2012 jogavam a segunda mão em casa, havendo lugar para um sorteio sem condicionalismos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.