O Sporting de Braga estreia-se na quarta-feira na Liga dos Campeões em futebol, ao receber, na primeira mão da terceira pré-eliminatória o Celtic de Glasgow, clube que conta 26 presenças na competição e um título, em 1967.

Caso consiga ultrapassar nesta terceira pré-eliminatória um dos "gigantes" de Glasgow, habituado a competições europeias e uma das mais categorizadas equipas escocesas, a par do vizinho Rangers, o Braga enfrenta ainda o "play-off" final, onde medirá forças com um dos terceiros ou quartos classificados das ligas mais poderosas.

O Sporting de Braga perdeu nos dois últimos testes, tanto com o Atlético de Bilbau, como com o Varzim, mas Domingos Paciência, o treinador dos bracarenses, já garantiu que a equipa está preparada para lutar pela fase de grupos.

A equipa portuguesa resolveu o problema da baliza, com o resgate do brasileiro André Moraes à AS Roma, e isto depois da saída de Eduardo para o Génova e da prolongada lesão de Quim.

Ainda assim, sobretudo no encontro de quarta-feira com o Bilbau, foi possível perceber alguns problemas defensivos na equipa de Domingos, sobretudo no lado esquerdo: Evaldo saiu para o Sporting e o lateral direito João Pereira já tinha saído em Dezembro para o mesmo clube.

O Celtic jogou recentemente com o Sporting e venceu no desempate por grandes penalidades, depois de 1-1 no tempo regulamentar.

A formação escocesa, que recebe o Sporting de Braga a 4 de Agosto, faz do ataque directo a sua principal arma e conta com jogadores de elevado renome, como Samaras, Fortune ou McGown.

O Ajax (quatro vezes vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus) vai medir forças com os gregos do PAOK, antiga equipa orientada pelo português Fernando Santos e na qual alinha o extremo português Vieirinha.

O Zenit São Petersburgo (dos portugueses Fernando Meira e Danny e vencedor da Taça UEFA em 2008) tem pela frente um embate ante os romenos do FC Unirea Urziceni, conjunto que conta com o avançado António Semedo.