Mesquita Machado, a exercer o último mandato como presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou à Agência Lusa que o operador de televisão “marginaliza” o clube bracarense, ao qual esteve ligado como dirigente durante muitos anos.

Mais contundente, Mesquita Machado acusou a RTP de “ignorar o norte”, mas negando a existência de uma guerra norte/sul.

“Infelizmente, é o serviço público que temos de televisão, que ignora determinada zona do país, nomeadamente o norte. Não tenho palavras para qualificar esta atitude”, salientou.

Mesquita Machado revelou o desejo de que possa haver “serviço público de televisão e de rádio que chegue a todos os portugueses sem excepção”.

Fonte oficial da RTP disse à Agência Lusa que a estação pública não vai transmitir qualquer jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, à semelhança do que aconteceu o ano passado (foi disputada pelo Sporting).

“Da mesma maneira que não houve transmissão dos jogos do Sporting o ano passado, o encontro do Sporting de Braga também não será transmitido. O Sporting de Braga está nas mesmas condições, não há qualquer discriminação, muito menos clubes do norte e do sul”, referiu.

A mesma fonte do operador de televisão de capitais públicos precisou que as pré-eliminatórias da mais importante competição europeia entre clubes “não fazem parte do pacote de transmissões” da RTP, cujos direitos foram negociados com a União Europeia de Futebol (UEFA).

Acentuou ainda o facto de as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões não integrarem a lista de acontecimentos desportivos com grande impacto mediático que a legislação impõe a transmissão em canal aberto.

O Sporting de Braga, terceiro classificado na Liga portuguesa da época passada, joga hoje em Glasgow, na Escócia, com o Celtic, após o triunfo por 3-0 em casa, para decidir a passagem ao “play-off” da Liga dos Campeões.