O golo marcado pelo avançado brasileiro Matheus no confronto da semana passada colocou os minhotos na frente da eliminatória, mas não em situação muito confortável, pois a equipa espanhola continua a reunir o favoritismo.

As duas equipas conheceram resultados negativos durante o fim-de-semana: o Braga cedeu a liderança da Liga portuguesa com o “nulo” em Setúbal, enquanto o Sevilha perdeu a Supertaça de Espanha para o FC Barcelona, ao ser goleado por 4-0 na Catalunha, após ter ganho por 3-1 na primeira mão.

Depois de ter afastado os escoceses do Celtic de Glasgow na ronda anterior, o Sporting de Braga procura tornar-se a quinta equipa portuguesa a disputar a principal competição europeia de clubes, depois do Benfica, FC Porto, Sporting e Boavista.

O “encaixe” de 7,1 milhões de euros, verba reservada aos clube apurados para a fase de grupos, além da percentagem dos direitos televisivos – a dividir com o Benfica -, também deve motivar os “arsenalistas”.

Tal como o Sevilha, o Tottenham também está obrigado a recuperar de uma desvantagem inesperada (3-2) concedida no recinto do Young Boys, mas, à semelhança dos espanhóis, o fato de atuar em casa mantém os ingleses como favoritos à qualificação.

No jogo da primeira mão, os suíços chegaram mesmo ao 3-0 antes da meia hora e apenas o golo tardio do russo Roman Pavlyuchenko, o segundo do Tottenham, deixou os britânicos em posição menos delicada para a recepção aos suíços.

A Sampdoria também não terá tarefa fácil para recuperar em Itália da derrota por 3-1 sofrida frente ao Werder Bremen, num jogo em que o português Hugo Almeida fez a assistência para o terceiro golo dos alemães.

Ajax e Anderlecht procuram aproveitar o facto de actuarem em casa para desfazerem o “impasse” com o Dínamo de Kiev (1-1) e o Partizan (2-2), respectivamente, enquanto o Auxerre tenta recuperar da derrota sofrida no estádio do Zenit, por 1-0.

Programa da segunda mão e resultados da primeira mão:
Terça-feira, 24 Ago:
Anderlecht, Bel – Partizan, Ser 2-2
Sheriff, Mol – Basileia, Sui 0-1
Sevilha FC, Esp – Sporting de Braga, Por 0-1
Sampdoria, Ita – Werder Bremen, Ale 1-3
Hapoel Telavive, Isr – Salzburgo, Aus 3-2

Quarta-feira, 25 ago:
Auxerre, Fra – Zenit, Rus 0-1
Copenhaga, Din – Rosenborg, Nor 1-2
Tottenham, Ing – Young Boys, Sui 2-3
Ajax, Hol – Dínamo Kiev, Ucr 1-1
Zilina, Svq – Sparta Praga, Che 2-0