Artur Jorge e António Duarte, ex-jogador e ex-dirigente do Sporting de Braga, consideram que o Arsenal é favorito, mas que os bracarenses podem trazer pontos de Londres, quarta-feira, na estreia da Liga dos Campeões de futebol.

“Vai ser um jogo extremamente difícil contra o adversário teoricamente mais forte do grupo. O Braga deve desfrutar do momento, mas até pelo que fez agora no ‘Dragão’, dá-nos, aos adeptos, esperança num bom resultado e, se calhar, até em pontuar”, disse à Agência Lusa o antigo defesa central e “capitão” da equipa minhota.

Para Artur Jorge, que na época de 1997/98 fazia parte da equipa que voltou a jogar nas competições europeias 14 anos depois, tendo mesmo marcado dois golos decisivos na eliminação dos holandeses do Vitesse, o Sporting de Braga tem de “ser inteligente e ter a postura correcta para contrariar os elementos mais fortes do Arsenal”.

Antes das 12 temporadas consecutivas (1992/93 a 2003/04) no plantel principal do clube, Artur Jorge alinhou num Arsenal, mas não no de Londres, antes no Arsenal Clube da Devesa, popular agremiação da cidade criada em 1950 cuja sede fica a escassos metros do Estádio 1º de Maio e que milita actualmente nos campeonatos distritais de Braga.

O ex-jogador admite o favoritismo e o poderio ofensivo da equipa inglesa, aconselha atenção redobrada aos jogadores mais velozes do Arsenal e dá a receita: “O Sporting de Braga tem que ser uma equipa extremamente compacta e concentrada”.

Quanto ao factor experiência, Artur Jorge diz ser uma questão “ultrapassada” porque a “a equipa vem jogando nas últimas épocas nas competições europeias e a exibição em Sevilha foi bem o exemplo disso”, notou.

Já António Duarte destaca a “grande emoção com que os adeptos, a cidade e a região” estão a viver o “momento histórico” da estreia na prova milionária e antevê que os “Guerreiros do Minho” vão à luta “cheios de ambição”.

“Vai ser um jogo difícil frente a um dos grandes do futebol europeu, mas o Braga não vai dar o jogo de mão beijada. Cada etapa é uma aprendizagem e como diz o nosso treinador, vamos continuar a sonhar e a crescer. Tudo é possível, seria extraordinário ganhar o jogo e seria bom empatar, mas entramos sempre para vencer todos os jogos”, avisou o antigo director do departamento de futebol “arsenalista”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.