As inúmeras perguntas sobre a ausência do futebolista Pedro León da convocatória do Real Madrid irritaram hoje o treinador José Mourinho a ponto do português abandonar a conferência de imprensa de antevisão do desafio com o Auxerre.

“Não é Zidane, nem Maradona, nem Di Stefano”, vincou, irritado, Mourinho, na véspera de novo jogo na Liga dos Campeões, lembrando que o médio “há um ano jogava no Getafe”.

José Mourinho disse não entender todo o interesse à volta da ausência de Pedro León, garantiu que não tem de justificar-se à imprensa – “ao presidente, sim” - e foi bem claro: “Não foi convocado porque o treinador não quis”.

“É mais fácil saber o motivo da convocatória dos outros 20. Parece mais normal falar dos convocados do que dos que não estão”, disse, numa conferência de imprensa em que protagonizou uma conversa pouco amigável com os jornalistas, que acusou de terem “a especulação como profissão”.

José Mourinho, que apenas garantiu a titularidade do internacional francês Karim Benzema, não prometeu bom futebol, mas acredita que o Real Madrid pode dar espectáculo em Auxerre: “Normalmente, no futebol, consigo as coisas a que me proponho, mas não posso prometer”.

O português lamentou ainda o mau sorteio na Liga milionária, comparando-o, sem o mencionar, com o do rival FC Barcelona, mais acessível, com FC Copenhaga, Rubin Kazan e Panathinaikos.

“Há equipas que tiveram a sorte de estar em grupos que são mais da Liga Europa do que da Liga dos Campeões, nós não. Temos um grupo muito difícil. Entre Ajax, AC Milan e Real Madrid reunimos 20 títulos europeus e o Auxerre representa um futebol muito forte como é o francês”, vincou.

O Real Madrid marcou apenas seis golos em cinco jogos do campeonato, mas Mourinho acredita que a eficácia vai melhorar substancialmente.

“A construção do jogo tem muitas fases. A minha equipa está muito bem em todas elas, mas está a marcar pouco para as oportunidades criadas. Não há problema, os golos vão chegar”, concluiu.