Quando esta noite a bola começar a rolar no jogo entre Sporting de Braga e Partizan de Belgrado, referente à fase de grupos da Liga dos Campeões, há três jogadores da equipa sérvia que pouco vão estranhar esta presença em Portugal: Stojkovic, Moreira e Cléo.
Stojkovic, de 27 anos, chegou ao Sporting em 2007/08 mas só jogou em apenas nove encontros da Liga portuguesa. Tem sido, desde então, emprestado consecutivamente acumulando passagens pelo Getafe, Wigan Athletic e, mais recentemente, Partizan de Belgrado.
Jogar diante do Braga não é algo novo para o guardião sérvio, pois em 2005/06 quando o Estrela Vermelha defrontou, na primeira eliminatória da Taça UEFA, a equipa minhota, Stojkovic fazia parte do plantel da formação sérvia. A sua ligação ao Braga não termina por aqui. No início desta temporada, quando a equipa de Domingos Paciência procurava um guarda-redes, Stojkovic foi um dos nomes referidos e esteve a um passe de se mudar para a cidade dos arcebispos.
Mais recentemente o seu nome tem estado nas bocas do mundo pelos recentes acontecimentos no encontro Itália – Sérvia, jogo relativo à qualificação para o Euro 2012. Desde que assinou pelo Partizan de Belgrado, grande rival do Estrela Vermelha e clube onde jogou no início da sua carreira, o jogador tem sido alvo de várias ameaças de morte.
Do plantel do Partizan faz também parte Cléo. O avançado brasileiro, de 25 anos, já esteve em Portugal por duas ocasiões. Na época 2004/05 e entre 2006 e 2008 representou o Olivais e Moscavide da II Divisão. Nessa altura teve a oportunidade de ter como seus colegas de equipa: Carlos Saleiro e Bruno Pereirinha (jogadores pertencentes aos quadros do Sporting).
Por último, o português Almami Moreira cumpre a sua quarta época ao serviço do Partizan, clube onde se tem afirmado como uma unidade importante. O médio de 32 anos tem feito praticamente a sua carreira fora de Portugal com passagens pelo Standard Liège, Hamburgo, Dínamo de Moscovo e Partizan de Belgrado.
No nosso país, o jogador teve a oportunidade de jogar pelo Gondomar, Gil Vicente, Boavista e Desportivo das Aves.
Para os jogos desta noite são assim três os regressos agendados de jogadores do Partizan a Portugal.
O encontro Braga-Partizan está agendado para as 19h45 desta terça-feira.