Benfica e Olympique de Lyonnais encontram-se esta noite (às 19h45) no Estádio Gerland, em jogo da terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

Ontem, em conferência de imprensa, Jorge Jesus disse que ganhar em Lyon seria “normal”, recordando o encontro do ano passado frente ao Marselha (vitória por 2-1 dos encarnados), mas a verdade é que embora o registo dos franceses não seja o melhor frente a equipas portuguesas, também é verdade que a equipa de Lyon tem sido uma das presenças mais regulares e competitivas dos últimos anos na Liga dos Campeões.

Neste momento, o Lyon lidera o grupo B com seis pontos, resultado de duas vitórias frente ao Schalke 04 (1-0) e Hapoel Tel-Aviv (3-1).

O ano passado, na sua 10ª participação consecutiva na fase de grupos da Champions, a equipa gaulesa conseguiu atingir as meias-finais da prova mais importante da UEFA e só caiu aos pés do Bayern de Munique.

Já o Benfica, na sua última participação, em 2007/2008, terminou em terceiro lugar no seu grupo e viu Celtic e AC Milan seguirem em frente na prova.

As duas equipas tiveram começos de épocas semelhantes, com derrotas inesperadas a nível interno. Mas se o Benfica tem vindo a recuperar e é já segundo classificado na Liga portuguesa, o Lyon só recentemente inverteu a crise de resultados e ocupa, por agora, o 14º posto do Championnat. Algo impensável para um emblema que na última década arrecadou sete dos títulos de campeão em França.

Ambas as equipas chegam ao jogo desta noite moralizadas por vitórias recentes: o Benfica venceu o Arouca por 5-1, em jogo da Taça de Portugal, e o Lyon bateu o Lille por 3-1, com um bis de Lisandro López, ex-FC Porto.

O jogo entre os campeões portugueses e o Lyon começa às 19h45, mais uma hora em França, no estádio Gerland. Um recinto com capacidade para mais de 60 mil pessoas e que deverá estar lotado, na sua maioria com adeptos dos “gones”, já que com a comitiva encarnada viajaram pouco mais de uma centena de adeptos.