Quem esteve no estádio da Luz pode ver dois tipos de Benfica: uma primeira parte pálida, mas eficaz (3-0) e uma segunda, ante um Lyon sem soluções até aos 15 minutos finais, a fazer lembrar o Benfica ambicioso da última época, que aliava eficácia e brilho. Kardec, Coentrão e Javi fizeram os tentos encarnados, Gourcuff e Gomis reduziram.

Carlos Martins é o homem do jogo, mesmo não tendo facturado: assistiu Kardec e Coentrão para os quatro golos da noite. Aos 20 minutos, deu o golo ao brasileiro, aos 31’ assistiu o camisola 20, aos 31’ foi Javi Garcia a dar o melhor seguimento ao seu cruzamento e no quarto voltou a servir Coentrão, para o golo da partida, um chapéu a meio do meio campo francês.

A primeira parte dos encarnados premiou mais “a sorte que o juízo”, já que o Lyon por duas vezes meteu a bola na baliza de Roberto (3’ e 10’, por Briand), mas em foras de jogo. Isso não retira o mérito à equipa gaulesa, líder do Grupo B, rapidíssimos no contra-ataque e a aproveitar a desconcentração da defesa encarnada.

Sem perder o sentido da baliza, o Benfica acabou por chegar ao golo, num livre directo marcado por Martins e Kardec, no coração da área, a cabecear. Coentrão, aos 31’, numa bela jogada de contra-ataque conduzida por Salvio, novamente Martins, a esperar por Coentrão e oferecer o golo ao colega. Não satisfeitos, os encarnados ampliaram por Javi Garcia, aos 43’, deu o melhor seguimento ao canto de Martins.

À entrada para o segundo tempo, com o Lyon sem conseguir inverter o rumo do jogo, foi o Benfica a brilhar, com uma exibição mais convincente e segura, a dar um “cheirinho” da equipa que no ano passado foi campeã nacional.

E essa exibição foi coroada com um golo de se tirar, literalmente, o chapéu. Carlos Martins viu que o contra-ataque era possível, fez o passe a rasgar para Coentrão que a meio do meio-campo fez um chapéu a Lloris.

O Lyon acabaria marcar três golos golos, por intermédio de Gourcuff, aos 74’, e de Gomis, aos 84’, após canto e a reduzir para 4-2, e Lovren, ao cair do pano, num erro da defensiva, a fazer o 4-3.

Mesmo não tendo conseguido manter a vantagem de quatro golos, o Benfica conquista os três pontos e está a um do Schalke04, que esta noite empatou em Telavive, com o Hapoel.