Benfica e Sporting de Braga enfrentam esta semana uma jornada de tudo ou nada na Liga dos Campeões em futebol, tendo de ganhar os respectivos jogos para se manterem na corrida aos oitavos-de-final.

Em melhor situação, embora ainda nem sequer tenha garantido a presença na Liga Europa, está o Benfica, que precisa de vencer em Israel o Hapoel Telavive, vitória que deixaria os “encarnados” a depender apenas de si próprios para a última ronda, quando receberem os alemães do Schalke 04.

Apesar da quase obrigatoriedade de vencer, o Benfica até pode registar um resultado negativo – empate ou derrota -, desde que no outro jogo, o Schalke 04-Lyon, não sejam os germânicos a vencer, o que adiaria para a última ronda a decisão entre portugueses e alemães, na Luz.

Ainda com os seus adeptos algo desconfiados quanto ao real momento de forma da presente temporada, o Benfica enfrenta uma fase decisiva da temporada, mas nem tudo corre mal à equipa de Jorge Jesus, que tem o plantel praticamente todo recuperado fisicamente, com realce para Óscar Cardozo.

O ponta de lança paraguaio esteve ausente diversas semanas e, apesar de Alan Kardec ter “disfarçado” pontualmente, foi notória a sua falta na frente de ataque, principalmente em termos de alternativas para o técnico “encarnado”.

Mais complicada está a tarefa do Sporting de Braga, que recebe o Arsenal e que, mesmo vencendo os dois jogos que lhe faltam, pode não seguir para os “oitavos”, tendo apenas já garantido o terceiro posto, que dá acesso aos 16 avos-de-final da Liga Europa.

As derrotas em Londres (6-0 com Arsenal) e em Braga (3-0 com Shakhtar) deixam os adversários dos bracarenses em excelente posição de seguirem em frente, já que apenas precisam de garantir triunfos sobre o Partizan, último classificado sem qualquer ponto, e de, em caso de derrota com os portugueses, que sejam por números inferiores às vitórias sobre a equipa lusa.

Para a recepção ao Arsenal, Domingos Paciência não vai contar com um jogador influente, Paulo César, que está lesionado na coxa esquerda, embora conte com o regresso de Hélder Barbosa, ausente já há algum tempo, pelo que o seu ritmo não deverá ser o melhor.

O Sporting de Braga recebe o Arsenal pelas 19h45 de terça-feira, enquanto o Benfica joga em Telavive, à mesma hora, na quarta-feira.