A UEFA vai analisar o relatório do jogo de terça-feira entre Ajax e Real Madrid, da Liga dos Campeões, antes de decidir se acusa os futebolistas espanhóis Xabi Alonso e Sérgio Ramos de alegadas expulsões intencionais.

O médio e o defesa do Real Madrid viram o cartão amarelo pela segunda vez, e consequente vermelho, por queimarem tempo na marcação de um livre e de um pontapé de baliza nos minutos finais do jogo de Amesterdão, que a equipa espanhola, orientada pelo português José Mourinho, venceu por 4-0.

Nenhum dos jogadores protestou quando lhes foi exibido o cartão vermelho e Sérgio Ramos chegou mesmo a apertar a mão ao árbitro escocês Craig Thomson antes de deixar o relvado da ArenA de Amesterdão.

“Não procurámos os cartões. Tendo em conta o resultado que havia, o árbitro podia tê-los poupado. Mas ele expulsou-me e é assim”, disse Sérgio Ramos.

Os dois internacionais espanhóis vão cumprir um jogo de suspensão na sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, num encontro com os franceses do Auxerre já sem grande importância para os madrilenos.

Depois de o Real Madrid ter garantido o triunfo no Grupo G e o AC Milan assegurado o segundo lugar e, igualmente, a presença nos oitavos de final, a ausência frente ao Auxerre permite a Xabi Alonso e Sérgio Ramos iniciarem a fase a eliminar com o cadastro limpo

A UEFA anunciou hoje que a sua comissão disciplinar vai analisar os casos depois de receber o relatório oficial de Craig Thomson.

A televisão holandesa NOS mostrou imagens de José Mourinho a falar com Xabi Alonso junto à linha lateral antes de o médio ver o cartão amarelo pela segunda vez.

Mourinho também falou com o guarda-redes suplente, Jerzy Dudek, o qual alegadamente terá passado uma mensagem ao titular Iker Casillas, antes de Sérgio Ramos ser expulso.

“Dudek estava a perguntar-me pelos meus problemas de estômago. Eu disse ao Ramos para ter olho num dos avançados deles, que era uma ameaça constante na área”, afirmou o “capitão” do Real Madrid, Iker Casillas.

O artigo 10.º do Regulamento Disciplinar da UEFA prevê suspensões por mais de um jogo nos casos de conduta antidesportiva, mas Mourinho negou que tenha dado ordens para os jogadores provocarem o segundo cartão amarelo.

“Falei com muitos jogadores durante o jogo, não apenas com Ramos e Alonso. As histórias vendem, mas o importante é a vitória por 4-0 e o fantástico jogo que fizemos. Falemos sobre isso e não sobre outras coisas”, comentou o técnico português.