A última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões disputada terça-feira e hoje não trouxe qualquer surpresa, com excepção para a eliminação do Benfica no Grupo B, onde se apuraram Schalke 04 e Lyon.

O Sporting de Braga, apesar de ter garantido somente o acesso à Liga Europa, fez uma prova meritória num grupo difícil que integrava o Arsenal, o Shakhtar e o Partizan, terminando com 9 pontos.

A derrota de hoje na Ucrânia, por 2-0, frente ao Shakhtar não mancha a carreira da equipa que se estreou na prova e que ficou acima das expectativas.

O Benfica, apurado “in-extremis” para a Liga Europa e de quem se esperava mais, somou seis pontos num grupo acessível, com destaque negativo para as derrotas frente ao Schalke na Luz e outra, pesada, em Telavive, perante o modesto Hapoel.

Em termos globais, os “tubarões” do futebol europeu seguiram em frente na prova, mas a carreira do Real Madrid, que fechou a sua participação na fase de grupos com uma goleada ao Auxerre por 4-0, com “hat-trick” de Benzema e um golo do português Cristiano Ronaldo.

A equipa orientada por José Mourinho, que assistiu ao encontro na bancada, ficou a dois pontos de somar a pontuação máxima, por força do empate (2-2) em San Siro, frente ao AC Milan, tendo vencido todos os restantes jogos, com o impressionante “goal-average” de 11 golos marcados e dois sofridos (em Milão).

Chelsea, Bayern Munique e Barcelona, os mais fortes candidatos a erguer o troféu, também venceram os respectivos grupos (F, E e D, respectivamente) enquanto o actual campeão europeu, o Inter de Milão, em conformidade com a carreira que está a fazer na Liga italiana, qualificou-se em segundo lugar no Grupo A, atrás do “outsider” Tottenham.

Meia surpresa foi o segundo lugar do Arsenal no Grupo H (do Sporting de Braga) atrás do Shakhtar Donetsk, e do Copenhaga no grupo D, à frente dos russos do Rubin Kazan, grupo no qual o Panathinaikos, orientada por Jesualdo Ferreira, não escapou ao último lugar, com apenas dois pontos.