As duas equipas tinham amealhado 7,1 milhões de euros só por garantirem a presença na prova: 3,8 milhões de participação, mais 550 mil por cada um dos seis jogos.

Os “arsenalistas” receberam ainda mais 2,4 milhões pelos três triunfos no Grupo H, enquanto o Benfica, que apenas conseguiu duas vitórias no Grupo B, arrecadou 1,6.

O Benfica e o Sporting de Braga vão ainda dividir o valor do “market pool” para Portugal, que engloba transmissões televisivas e publicidade estática, com os “encarnados” a receberem 55 por cento por serem os campeões nacionais.

Na última época, o FC Porto, única equipa lusa em prova, recebeu 5,434 milhões de euros, um montante que este ano seria divido pelo Benfica, que ficaria com 2,989, e pelo Braga, que amealharia 2,445.

A eliminação da Liga dos Campeões custou ao Benfica e ao Sporting de Braga cerca de três milhões de euros, o prémio recebido pelas 16 equipas apuradas para os oitavos de final.

O FC Porto, segunda equipa com mais participações, continua a ser o clube português com mais ganhos na “Champions” e o 15.º no total dos 118 clubes, com 132,1 milhões de euros.

O Benfica já conseguiu 42,6 milhões de euros, o Sporting 38,3, o Boavista 14,1 e o Sporting de Braga 9,5.

O Manchester United é a equipa com mais dinheiro amealhado na prova, com 358,8 milhões de euros, seguido do Bayern de Munique (326,6) e do Real Madrid (290,5).

Das equipas estreantes esta temporada, o Tottenham foi a melhor equipa, ao ganhar o Grupo A, à frente do campeão europeu Inter de Milão, e já garantiu 13,3 milhões de euros.

Os dois conjuntos portugueses que estiveram na fase de grupos foram relegados para a Liga Europa, na qual o Sporting de Braga se junta ao FC Porto e ao Sporting como cabeça de série no sorteio dos 16 avos-de-final.

O Benfica, um dos quatro piores terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões, estará no segundo pote e pode encontrar equipas como o Liverpool, o Bayer Leverkusen, o CSKA de Moscovo, o Estugarda ou o Zenit de São Petersburgo.

Na Liga Europa, em 2009/10 o prémio para as equipas que chegaram aos 16 avos-de-final foi de cerca de 180 000 euros e para a fase seguinte de 270 000.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.