Intratáveis em Espanha, os catalães foram surpreendidos na primeira “mão” dos oitavos pela reviravolta dos “gunners” que responderam ao golo de David Villa com dois tentos, marcados pelo holandês Robin van Persie e o russo Andrei Arshavin.

Os londrinos, segundos classificados na Liga inglesa, estão longe do registo interno do “Barça” - só venceu desde o desaire europeu - e na última ronda não foram além de um “nulo” na recepção ao Sunderland, uma semana depois de terem perdido a final da Taça da Liga, face ao modesto Birmingham.

Na época passada, e após um empate a dois golos em Inglaterra, o Arsenal chegou a liderar a eliminatória na Catalunha, mas, ao golo do dinamarquês Nicklas Bendtner, o argentino Lionel Messi respondeu com um “poker” (4-1).

Também à procura da reviravolta, mas como visitante, vai jogar o histórico AC Milan, quarta-feira, frente ao Tottenham, que venceu em San Siro por 1-0, graças a um tento do “gigante” Peter Crouch.

Os “rossoneri”, que lideram a “Serie A”, apresentam-se em White Hart Lane sem o “todo-o-terreno” Gennaro Gattuso, que marcou no fim-de-semana à Juventus (0-1), mas só poderá voltar se os italianos chegarem à final, por agressões ao treinador adjunto dos “spurs”.

Sem currículo na “Champions”, ao contrário dos milanenses, que contam 11 finais e sete títulos, o Tottenham tem vontade de fazer história e a experiência recente com formações transalpinas até é animadora, já que bateu em casa o Inter por 3-1, depois da derrota em Itália por 4-3.

Também quarta-feira, o Schalke 04, um dos “carrascos” do Benfica na fase de grupos, recebe o Valência, de Miguel e Ricardo Costa, com uma ligeira vantagem, pelo golo de Raul no no Mestalla (1-1).

Na véspera, o Shakhtar, que ajudou a afastar o Sporting de Braga, tenta defender em Donetsk a vantagem conseguida no Olímpico de Roma, onde bateu a AS Roma por 3-2.

Os romanos, sextos na “Serie A”, chegam à Ucrânia depois de uma vitória “arrancada a ferros” na visita ao “aflito” Lecce, por 2-1.

Apesar do domínio interno, o Shakhtar, líder com 12 pontos de vantagem, também só festejou o triunfo frente ao Sevastopol perto do apito final, no reatamento do campeonato ucraniano depois da pausa invernal.

Os restantes embates da segunda “mão” estão marcados para 15 e 16 de Março, com destaque para a recepção do Real Madrid, de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe, ao Lyon, após o empate a um golo em França.

Com um golo de vantagem, o Bayern recebe o Inter em Munique, o Manchester United, de Nani e Bebé, procura desempatar a eliminatória perante o Marselha em Old Trafford, e o Chelsea, de Hilário, Paulo Ferreira e Bosingwa, recebe com uma vantagem confortável o “outsider” FC Copenhaga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.