José Eduardo Simões quer os adeptos com a Académica nos próximos jogos.

«Espero o vosso apoio no próximo domingo, no Porto, para o campeonato e depois em casa com o Vitória de Guimarães para conseguirmos o grande sonho de irmos à final do Jamor», disse o dirigente, diante de uma plateia de antigas glórias do clube, jogadores, equipa técnica e adeptos.

O líder máximo dos "estudantes", que tinha a seu lado o primeiro troféu, conquistado em 1939, recordou as quatro finais (1939, 1951, 1967 e 1969) dos "estudantes", mas enfatizou a última, pelo significado político e emocional que tem para a "Briosa".

José Eduardo Simões não quis também deixar de agradecer aos anteriores treinadores desta época (Jorge Costa e José Guilherme), pois, sem eles, a equipa não estaria à beira da final.

Manuel António, antigo jogador e marcador do golo da "Briosa" em 1969 frente ao Benfica (derrota por 2-1, após prolongamento), falou dos «momentos inesquecíveis e o ambiente de euforia e simultaneamente de medo» que se viveu naquela altura, que levou os "estudantes" a protestar com as armas que tinham.

«Jogar de branco era proibido, usar braçadeiras era proibido, então entrámos de capa, a passo. Apesar disso, nós pudemos mandar as nossas bocas, pois não nos podiam prender: sem nós, não havia jogo», recordou.

Salientou ainda a qualidade dos jogadores de então da "Briosa" e reiterou que a final de 1969 foi «a maior manifestação política a que o país assistiu».

Abrilhantado com imagens do documentário de Ricardo Martins, "Académica, Futebol de Causas" e com música do "rapper" Luís Martelo, este evento serviu de "pontapé de saída" para o encontro da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, a ter lugar no próximo dia 27 de Março, no Estádio Cidade de Coimbra, às 18h00.

Na primeira mão, os vimaranenses venceram por 1-0.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.