Os dois “gigantes” ingleses vão encontrar-se pela terceira vez esta temporada e vão ter três jogos em pouco mais de um mês, dois para a “Champions” e um para a Liga inglesa.

No confronto directo, o Manchester United, líder da Liga inglesa, leva vantagem sobre o campeão Chelsea, tendo ganho 56 encontros, empatado 43 e perdido 43.

Tal como aconteceu na final de 2008, em que Cristiano Ronaldo marcou um golo, este vai ser um confronto com jogadores portugueses, com Nani e Bebé a defenderem as cores dos “red devils” e Hilário, Paulo Ferreira e Bosingwa as dos “blues”.

O sorteio dos quartos de final, realizado hoje em Nyon, abriu ainda portas para um encontro entre os rivais Real Madrid e FC Barcelona nas meias-finais.

O Real Madrid, de José Mourinho, Ricardo Carvalho, Pepe e Ronaldo, vai defrontar o Tottenham, enquanto o FC Barcelona encontra o Shakhtar Donetsk, que afastou o Sporting de Braga na fase de grupos.

Os dois clubes podem encontrar-se três vezes em abril, uma vez que a primeira mão das meias-finais está marcada para 26 e 27, depois de ser terem encontrado a 16 para a Liga espanhola e a 20 na final da Taça do Rei.

Os “merengues”, que procuram a 10.ª Taça dos Campeões, apenas encontraram uma vez o Tottenham nas competições europeias, também nos quartos de final, mas da Taça UEFA de 1984/85, com o Real Madrid a empatar a zero em casa e a vencer fora por 1-0.

Por seu turno, os catalães, líderes da Liga espanhola, já defrontaram o Shakhtar Donetsk em sete ocasiões, num confronto directo liderado pelo “Barça”, que venceu quatro vezes e perdeu duas.

O Shakthar Donetsk já não perde em casa desde Outubro de 2008, mês em que perdeu com o FC Barcelona, embora a última equipa a ganhar no terreno dos ucranianos tenha sido o Sporting, por 1-0.

No outro encontro dos quartos de final, o campeão europeu Inter de Milão vai defrontar o Schalke 04, que afastou o Benfica na fase de grupos.

As duas equipas já se encontraram quatro vezes nas competições europeias, com o Schalke 04 a vencer a final da Taça UEFA de 1996/97, que ainda se disputava a duas mãos, mas o Inter de Milão “vingou-se” no ano seguinte nos quartos de final da mesma prova.