A primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões arranca hoje (19h45) com a disputa dos jogos Inter de Milão-Schalke 04 e Real Madrid-Tottenham, para o qual Mourinho convocou Cristiano Ronaldo, contrariando os médicos do clube.

O internacional português e o brasileiro Marcelo foram chamados para a recepção aos ingleses. José Mourinho, técnico do Real Madrid, havia garantido que usaria os jogadores mesmo contra conselhos clínicos, desde que ambos dessem o seu aval.

A equipa espanhola reúne algum favoritismo no confronto directo com o Tottenham, tanto mais que a prova europeia é agora o objectivo principal dos madridistas, praticamente afastados do título espanhol desde sábado após a derrota em casa frente ao Sporting de Gijón.

Por sua vez, o galês Gareth Bale parece ser a principal ‘arma’ do treinador Harry Redknapp, que terá apenas dúvidas quanto à condição física de William Gallas.

O Inter de Milão e o Schalke 04 reencontram-se 14 anos depois de terem disputado a final da Taça UEFA, em 2007, ganha pelos transalpinos no desempate através de grandes penalidades.

Os italianos, campeões europeus em título (então sob a batuta de Mourinho), tentam ser a primeira equipa a renovar o estatuto na “era” da Liga dos Campeões, voltando a defrontar uma equipa alemã, após terem eliminado o Bayern de Munique nos oitavos de final.

Por seu lado, o Schalke 04 espera chegar à sua primeira meia-final da prova, após eliminações nos quartos de final em 1958/59 e 2007/08.

Na quarta-feira, fica completa a primeira mão dos quartos de final com a realização dos encontros Chelsea-Manchester United e o FC Barcelona-Shakhtar Donetsk.