Chelsea e Manchester United reeditam hoje a final da Liga dos Campeões de 2008, na casa dos “azuis” de Stamford Bridge, numa das partidas da primeira mão dos quartos de final da prova “milionária”.

Também pelas 19h45 (horas em Lisboa), o FC Barcelona recebe o ucraniano Shakhtar Donetsk, pela primeira vez em fase tão adiantada da prova, um dia após vitória caseira do Real Madrid sobre o inglês Tottenham Hotspur (4-0) e a impressionante goleada do alemão Schalke04 (5-2) em visita ao campeão europeu, Inter de Milão.

Em Londres, a equipa da casa, actualmente em terceiro lugar na Liga inglesa e da qual fazem parte os portugueses Hilário, Bosingwa e Paulo Ferreira, recebe o líder da “Premiership”, no qual alinha outro internacional luso, Nani.

O Manchester United tem uma vantagem de 10 pontos sobre os “azuis” no campeonato inglês e levou a melhor no encontro decisivo da “Champions2008”, em Moscovo, através do desempate por grandes penalidades, após empate a um golo.

No entanto, os Reds não vencem em Stamford Bridge há nove anos, apesar de gozarem de 67 triunfos, 47 empates e 44 derrotas em todas as anteriores partidas frente aos “blues”.

Em Camp Nou, o “Barça”, descansado pelos oito pontos de vantagem na Liga espanhola sobre o Real Madrid, tenta ganhar vantagem sobre o Shakhtar Donetsk para evitar incómodos na viagem à Ucrânia.

Os “blaugrana” ultrapassaram 10 vezes em 12 possíveis os quartos de final da maior prova continental, mas o conjunto ucraniano já conseguiu vencer na Cidade Condal, em dezembro de 2008, por 3-2, e também lidera confortavelmente o campeonato doméstico, com mais 12 pontos que o Dínamo Kiev, próximo adversário do Sporting de Braga na Liga Europa.