José Mourinho entra na sala de imprensa do Real Madrid, o burburinho que aí se fazia ouvir nas mais variadas línguas protagonizado pelas dezenas de jornalistas que aí se encontram depressa baixa e as atenções centram-se todas no homem que se acaba de sentar.

O batalhão de perguntas sobre o jogo Real Madrid – Barcelona está mais do que preparado, mas Mourinho não mostra surpresa com qualquer questão e a serenidade transparece nas suas respostas poliglotas (português, italiano, espanhol e inglês). Fá-lo sempre sem hesitar como se previsse as jogadas dos seus “adversários” desta tarde.

Os jornalistas provocam-no e o treinador lá lança mais uma tirada que faz sorrir os presentes. A curiosidade sobre a “receita” para o sucesso é mais do que muita e hoje Mourinho decide justificá-lo com a vontade e o prazer que tem no que faz através de uma citação do «tio Alberto», nome pelo qual trata Einstein.

«O tio Alberto disse ‘há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a electricidade e a energia atómica: a vontade.’ E o tio Alberto não era estúpido», revelou Mourinho.

Falta saber se essa vontade passará para os seus jogadores na quarta-feira quando entrarem em campo para defrontar o Barcelona no Estádio Santiago Bernabéu.