O FC Barcelona vai disputar a 28 de Maio em Wembley a sua sétima final da principal prova de clubes da UEFA, a quarta sob a designação de Liga dos Campeões, após hoje eliminar o Real Madrid nas meias-finais.

Será a terceira final da Liga dos Campeões que os “blaugrana” garantem nos últimos seis anos, e a segunda desde que o treinador Josep Guardiola assumiu o comando técnico da equipa.

É também a segunda vez que Guardiola joga em Wembley a grande final. A primeira foi em 1991/92, na última edição da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, então sob o comando do holandês Johan Cruyff.

Um golo de Ronaldo Koeman, na transformação de livre, no prolongamento, ditou então o desfecho do encontro frente a uma Sampdoria. Foi o primeiro título dos catalães na competição.

O FC Barcelona triunfaria de novo em 2006, em Paris, derrotando o Arsenal na final (2-1), e em Roma, em 2009, perante o Manchester United (2-0), já com Pep Guardiola ao leme.

Os catalães também perderam três finais, a primeira das quais em 1961, em Berna, frente ao Benfica (3-2), depois em 1986, em Sevilha, com o Steaua de Bucareste (0-0 e desempate por grandes penalidades) e em Atenas, em 1994, quando foi goleado pelo AC Milan (4-0), já sob a designação de Liga dos Campeões.

Em 28 de Maio, o FC Barcelona terá a oportunidade de desempatar (três taças ganhas, três perdidas) frente ao finalista da outra meia-final, que opõe o Manchester United e o Schalke, na qual os ingleses partem com a vantagem de dois golos conseguidos em Gelsenkirchen.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.