Apesar de fazer parte do comité de árbitros da UEFA, Collina, de 51 anos, raramente é enviado como observador para os jogos, como o organismo procede em cada jogo que organiza.

A escolha do belga de Bleeckere, que é considerado um dos melhores árbitros europeus, reflecte o “alto risco” atribuído ao reencontro entre os históricos rivais espanhóis.

Após a vitória do FC Barcelona por 2-0 na primeira mão, disputada na quarta-feira, o Real Madrid viu as suas queixas recusadas pela UEFA sobre a expulsão do internacional português Pepe pelo árbitro alemão Wolfgang Stark, quando o jogo estava empatado a zero.

Na sequência deste lance, o treinador do Real Madrid, o português José Mourinho, foi expulso do banco, acusando mais tarde a UEFA e os seus árbitros de colaborar activamente na qualificação do FC Barcelona para a final da “champions”.

Frank de Bleeckere volta hoje a arbitrar o confronto entre José Mourinho e Pep Guardiola, depois de ter dirigido o Barcelona-Inter Milão, da segunda mão das meias-finais da "champions" na última época, que os “nerazzurri” perderam por 1-0, com um golo de Piqué e no qual foi expulso Thiago Motta, aos 28 minutos.

Já Collina arbitrou a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, em 2002, naquele que foi o último encontro entre Real Madrid e Barcelona na prova. Os “merengues” avançaram para a conquista do título ao empatarem em casa a um golo.