A final da Liga dos Campeões em futebol, sábado entre Manchester United e FC Barcelona, terá em campo “activos” no valor aproximado de 700 milhões de euros, num duelo em que a equipa espanhola sai com vantagem.

As contas foram enviadas à Agência Lusa pela Frontier Economics, uma consultora em Madrid, que, entre outras actividades, desenvolveu um complexo modelo estatístico centrado em técnicas econométricas para determinar o valor dos maiores futebolistas do mundo.

Utilizando dados como os valores das transferências nos mercados e estatísticas da temporada, a Frontier concluiu que, pelo menos em termos de valor dos seus jogadores, o FC Barcelona é favorito para sábado.

O valor total dos jogadores do “Barça” é de 453,8 milhões de euros e mais do que dobra o dos do United (216,5 milhões), sendo de destacar que quase um terço do valor total dos catalães corresponde ao argentino Lionel Messi, que tem um valor estimado de 139,8 milhões de euros.

Messi é o mais caro do plantel do FC Barcelona, sendo de destacar ainda os 51,7 milhões de Iniesta, os 45,1 de Xavi e os 39,9 de Piqué. Por seu lado, e segundo as contas da Frontier, o defesa Abidal vale apenas 10,2 milhões de euros.

Já do lado do Manchester, o jogador mais caro é Wayne Rooney (59,3 milhões de euros), seguindo-se Valência (26,7) e Vidic (22).

Em vésperas da despedida dos relvados, aos 40 anos, o guarda-redes holandês Edwin van der Sar é o que tem o valor mais baixo (600 mil euros) entre os ingleses.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.