Liga dos Campeões

26-05-2011 08:03

O melhor ataque enfrenta a melhor defesa

O Estádio de Wembley recebe duas equipas com formas de jogo bem diferentes.
O melhor ataque enfrenta a melhor defesa

Por Miguel Henriques, em Londres sapodesporto@sapo.pt

Barcelona e Manchester United chegam a esta final da Liga dos Campeões liderando estatísticas opostas.

O temido ataque ‘culé’

A equipa catalã é conhecida pela sua veia goleadora e tem o seu expoente máximo em Lionel Messi.

Em 12 jogos na Liga dos Campeões 2010/11, o Barcelona deu dissabores aos adversários por 27 vezes. Facto que representa uma média de 2,25 golos por jogo. Números que impressionam e para os quais muito contribuíram os 11 golos já apontados pelo ‘pequeno’ argentino.

A defesa dos britânicos é o segredo do sucesso

O Manchester United é uma equipa que não deixa de ser ofensiva, até porque o futebol inglês assim o exige, mas apresenta como base de jogo a sua consistência defensiva.

Nos mesmos 12 jogos, o guarda-redes Van der Sar viu a bola entrar pelas suas redes adentro apenas por 4 vezes. O holandês sofre assim um golo a cada três jogos.

Duelo Messi vs Van der Sar

A estatística dá origem a um duelo particular em que muitos olhos vão estar postos: Messi vs Van der Sar.

O argentino com 11 golos este ano na Liga dos Campeões, e tendo sido o melhor marcador das duas últimas edições, quer com toda a certeza deixar a sua marca em Londres, mais que não seja para acabar com a seca de golos em Inglaterra, onde ‘geograficamente’ nunca saboreou um tento.

Já Van der Sar, aos 40 anos, quer manter o rigor defensivo do United neste ano europeu, e, acima de tudo, terminar a sua carreira e um ciclo de seis anos nos ‘red devils’ com uma exibição sem mácula, juntando ao seu curriculum mais um título Europeu.

O Barcelona – Manchester United, relativo à final da Liga dos Campeões, joga-se este sábado, a partir das 19h45, e terá transmissão em directo no SAPO Desporto.