Manchester United e Barcelona têm a sua história no futebol europeu intrinsecamente ligada ao estádio de Wembley, o palco desta noite.

Os “red devils” conquistaram aqui o seu primeiro título europeu (1968 contra o Benfica), à semelhança do Barcelona que veio a Wembley, anos depois, derrotar a Sampdoria (1992).

Este confronto assume maior importância pelo facto de os dois treinadores darem-lhe o nome de “final da década”, tendo em conta as vezes que as duas equipas marcaram presença em meias-finais e finais da Liga Milionária nos últimos dez anos.

O Barcelona é conhecido pela qualidade de posse de bola e capacidade de passe, tendo como maior executante deste futebol “rendilhado” o argentino Lionel Messi, concretizador-mor desta formação.

Já o Manchester United assenta a sua estratégia numa defesa muito sólida, com Vidic, Ferdinand e Van der Sar como principais protagonistas, tendo na frente Wayne Rooney e a “estrela” do momento desta equipa: o mexicano Chicharrito Hérnandez.

Este jogo para além de definir qual das duas equipas irá passar a ter quatro troféus de Campeão Europeu nas suas vitrinas, também servirá para “desempatar” o confronto directo, uma vez que em 10 jogos entre Barcelona e Manchester United registaram-se três vitórias para cada lado e quatro empates.

O jogo Barcelona– Manchester United está marcado para este sábado, a partir das 19h45, e tem transmissão em directo no SAPO Desporto.