O Trabzonspor, adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, é considerado um dos “quatro grandes” do futebol turco, apesar de não ganhar qualquer campeonato há 27 anos.

Na última década, o clube de Trabzon voltou a recolocar-se na luta pelo campeonato turco, terminando por três vezes a prova na segunda posição, a última das quais em 2010/11.

O último título nacional do emblema conhecido por “Tempestade do Mar Negro” ocorreu em 1983/84, mas no novo milénio já ganhou por três vezes a Taça da Turquia, que já tinha ganho noutras cinco ocasiões.

Contudo, o Trabzonspor ainda procura vencer o título de 2010/11, em virtude de o campeão Fenerbahce estar envolvido num escândalo de manipulação de resultados.

O clube, fundado em 1967, da fusão dos dois rivais de Trabzon, tem no banco uma das suas principais figuras, o técnico Senol Gunes, que levou a Turquia ao terceiro lugar do Mundial2002.

Para esta temporada, o Trabzonspor reforçou-se com as chegadas do internacional turco Halil Altintop, vindo do Frankfurt, do marfinense Didier Zokora (ex-Sevilha) e do brasileiro Paulo Henrique (ex-Westerlo).

Nome: Trabzonspor Kulubu.
Ano de fundação: 1967.
Estádio: Huseyin Avni Aker Stadi.
Títulos: Campeonato da Turquia (6), Taça da Turquia (8) e Supertaça turca (8).
Treinador: Senol Gunes (Turquia).
Jogadores principais: Halil Altintop e Didier Zokora.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.