Arsenal e Lyon fizeram hoje valer o estatuto de favoritos e garantiram um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, que contará pela primeira vez com os checos do Plzen.

Na segunda mão do “playoff”, o Arsenal ainda apanhou um susto em Itália, mas acabou por vencer a Udinese, por 2-1, enquanto o Lyon foi à Rússia empatar (1-1) com o Rubin Kazan, resultado que acabou por ser suficiente para seguir em frente.

Em Udine, num encontro arbitrado pelo português Olegário Benquerença, Di Natale ainda igualou a eliminatória, quando marcou aos 36 minutos (o Arsenal tinha vencido em casa por 1-0), mas os ingleses deram a volta ao resultado na segunda parte, através de Van Persie e Walcott.

Na Rússia, o Lyon, que trazia uma vantagem de 3-1 na primeira mão, também esteve em desvantagem, quando o israelita Natcho marcou para o Kazan, aos 77, mas, aos 87, o central Koné confirmou o apuramento da equipa francesa.

No Estádio da Luz, o Benfica assegurou a presença na “Champions” pelo segundo ano consecutivo ao vencer o Twente por 3-1, depois do 2-2 verificado no jogo da primeira mão na Holanda.

Os golos foram apontados por Witsel (46 e 66 minutos) e Luisão (59), enquanto Twente marcou o seu único tento por Bryan Ruiz (85).

A maior surpresa aconteceu na República Checa, com o Plzen, equipa em que atua o ex-sportinguista Pavel Horvath, a deixar pelo caminho o FC Copenhaga, clube que na última temporada alcançou os “oitavos” da Liga dos Campeões.

Os checos já tinham vencido na Dinamarca, por 3-1, e garantiram a primeira presença na fase de grupos da “Champions” com novo triunfo, desta vez por 2-1.

O BATE Borisov também se juntou à elite do futebol europeu depois de vencer o Sturm Graz, por 2-0 (1-1 na primeira mão na Austria).

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões está agendado para quinta-feira, no Mónaco.