O encontro entre FC Porto e Barcelona, que marca o arranque das competições europeias da época 2011/2012, tem início às 19h45 de sexta-feira, com arbitragem do holandês Björn Kuipers.

Esta quinta-feira, no Fórum Grimaldi, tiveram lugar as respetivas conferências de imprensa de antevisão do encontro. O primeiro foi o Barcelona e o seu técnico Pep Guardiola, que afirmou ser «uma grande honra» para o Barcelona jogar contra uma das melhores equipas do Mundo, o português FC Porto.

«É uma honra jogar contra o FC Porto nesta Supertaça, é sem dúvida uma das equipas mais poderosas do Mundo. Jogam com muita intensidade, sabem guardar bem a bola. Jogam bom futebol. O FC Porto faz coisas que gostaríamos de ter feito. Eles ganharam quase todas as últimas ligas portuguesas. Sei que há novos jogadores, mas continuam a jogar e ganhar», disse o técnico dos catalães no auditório do Fórum Grimaldi, no Mónaco.

O Barcelona continua a ser uma das melhores equipas do Mundo, com um sistema tático que faz sofrer os seus adversários, mas Guardiola lembra que não existem equipas invencíveis no Mundo.

«Não somos invencíveis. Não há equipas invencíveis. Qualquer equipa nos pode ganhar. Se recebemos muitos elogios é porque, em regra geral, costumámos ganhar bem», explicou

O técnico dos "blaugrana" referiu-se ainda aos jogadores do FC Porto como uns dos mais procurados do Mundo, elogiando o "bom olho" do presidente dos portistas, Pinto da Costa.

«Pinto da costa sabe escolher bem os jogadores. Há muitos jogadores portugueses em equipas europeias. Há vários anos que é uma equipa sólida, com grande estratégia. Gostaria de ter muitos jogadores portistas na minha equipa, mas estou muito satisfeito com meu plantel. Não posso pedir ao meu presidente melhores jogadores, seria uma falta de consideração para eles. Todos jogadores do FC Porto têm um grande nível. Pinto da costa sabe vender bem no marcado e todas as grandes equipas da Europa os que querem comprar, desde Helton, Rolando, Guarín, Moutinho, Hulk, Varela… São jogadores com nível para estar em qualquer grande equipa grande europeia. mas já estão numa grande equipa», revelou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.