Recordam-se que, em 2004, depois de José Mourinho ter trocado o FC Porto pelo Chelsea, os Dragões foram derrotados pelo Valência por 2-1, no Mónaco, na Supertaça Europeia.

José Mourinho venceu na época 2002/2003 o campeonato português, Taça de Portugal e a Taça UEFA. Na época seguinte foi mais além e à nova conquista do campeonato, Supertaça portuguesa juntou um dos troféus mais preciosos do futebol mundial: A taça da Liga dos Campeões.

Mas Mourinho podia ter ido mais longe, mas optou por se render aos milhões oferecidos pelo magnata russo Roman Abramovich, ou se preferirem, os milhões do Chelsea.

José Mourinho no clube milionário de Londres e o técnico espanhol Victor Fernandez foi o encarregado de segurar um barco “pesado” chamado FC Porto, que tinha acabado de se proclamar Campeão Europeu. Resultado: Perdeu 2-1 contra uma equipa do seu país, o Valência, por 2-1, na Supertaça Europeia.

Já antes, em 1987, Tomislav Ivić (falecido em Junho deste ano) teve a mesma missão, depois da saída de Artur Jorge, mas o técnico jugoslavo não defraudou e levou a primeira, e única, Supertaça Europeia para o Dragão, após bater o Ajax em duas mãos. E isso faz toda a diferença.

Agora, e se os adeptos portistas observarem, a historia repete-se. André Villas-Boas, tal como o seu “mestre” Mourinho, trocou o FC Porto pelo Chelsea após ter vencido Campeonato português, Taça de Portugal, Supertaça Portuguesa e Liga Europa mas neste caso o jovem treinador de 33 anos apenas aguentou uma época no comando e passou a “batata quente” ao seu adjunto, Vítor Pereira, que é agora o responsável por levar o FC Porto à conquista da segunda Supertaça Europeia da história do clube da cidade do Porto.

O encontro entre FC Porto e Barcelona, que marca o arranque das competições europeias da época 2011/2012, tem início às 19h45 de sexta-feira, com arbitragem do holandês Björn Kuipers.