O argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, foi hoje eleito Melhor Jogador na Europa de 2010/2011, recebendo no Mónaco a primeira edição do novo prémio atribuído pela União Europeia de Futebol (UEFA).

Messi foi o mais votado por 33 dos 53 jornalistas representantes de cada um dos países filiados da UEFA, enquanto o médio espanhol Xavi Hernandez, também jogador dos catalães, vencedores da Liga dos Campeões, ficou em segundo, com 11 votos, e do extremo português Cristiano Ronaldo, “Bota de Ouro” ao serviço do Real Madrid, foi terceiro, com 3.

O internacional argentino, de 24 anos, apontou 53 golos na época 2010/11, incluindo 12 na Liga dos Campeões, sagrando-se melhor marcador da prova pela terceira época consecutiva.

Elemento fundamental na conquista do ‘tri’ no campeonato espanhol, Messi também contribuiu de forma decisiva para o triunfo do FC Barcelona na Liga dos Campeões - o terceiro em seis anos - marcando mesmo um dos golos da vitória na final, sobre o Manchester United, por 3-1.

«Quero agradecer a todos aqueles que votaram em mim, e aos meus companheiros de equipa. Guardo todos estes troféus em casa e ainda tenho espaço para mais», afirmou o ‘Pulga’, ladeado por Xavi e Ronaldo, depois de ter recebido o novo troféu das mãos do presidente da UEFA, Michel Platini.

Messi afirmou que a sua motivação deriva do facto de «estar num clube que tem muito êxito e uma estrutura que permite [aos jogadores] ter êxito».

Os restantes lugares já tinham sido anunciados, merecendo destaque o quinto lugar do avançado colombiano Falcao, que foi o melhor marcador da Liga Europa, pelo vencedor FC Porto, com 17 golos - um recorde em competições europeias numa só época.

À frente de Falcao, que entretanto rumou ao Atlético de Madrid, ficou o médio Andrés Iniesta, o terceiro de quatro jogadores do FC Brcelona que figuram no ‘top-10’: Gerard Piqué ficou na oitava posição.

Este prémio substituiu o de Futebolista do Ano, que em 2010 foi ganho pelo argentino Diego Milito, do Inter de Milão, e que em 2009 distinguiu Messi. Este galardão inclui-se num conjunto de prémios que a UEFA atribuía desde 1998 e que também distinguia os melhores guarda-redes, defesa, médio, avançado e treinador.

Classificação:

1. Lionel Messi, Arg (FC Barcelona), 38 votos.

2. Xavi Hernández, Esp (FC Barcelona), 11.

3. Cristiano Ronaldo, Por (Real Madrid), 3.

4. Andrés Iniesta, Esp (FC Barcelona)

5. Falcao, Col (FC Porto) *.

6. Wayne Rooney, Ing (Manchester United)

7. Nemanja Vidić, Ser (Manchester United).

8. Zlatan Ibrahimović, Sue (AC Milan).

9. Gerard Piqué, Esp (FC Barcelona).

10. Manuel Neuer, Ale (FC Schalke 04) **.

* - Falcão transferiu-se para o Atlético de Madrid.

** - Neuer transferiu-se para o Bayern de Munique.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.