Que há luxo no Mónaco toda a gente o sabe, muito devido ao seu famoso “paraíso fiscal”, mas hoje é dia de um grande jogo de futebol entre FC Porto e Barcelona. Foi no Fórum Grimaldi que os treinadores do FC Porto e Barcelona projetaram a edição 2011 da Supertaça Europeia, com os catalães a marcarem presença pela oitava vez e os portuenses pela quarta. O Barcelona já venceu por três vezes e os Dragões apenas uma. E a última equipa a roubar uma Supertaça ao FC Porto foi uma equipa espanhola, e vinha de Valência.
 
Pep Guardiola, treinador da formação catalã, foi o primeiro a antever o encontro ibérico e já há muito não se via um técnico elogiar tanto uma equipa adversária, e mais quando se faz com o coração.
 
«É uma honra para nós jogar com uma equipa das mais poderosas do mundo. O FC Porto ataca com intensidade e não sai para o ataque por sair, sai para o fazer bem. Tem boa capacidade de chegar à frente e criar perigo. Tem jogadores que sabem jogar futebol, tem um sentido de futebol bem definido, jogado por atletas inteligentes, que sabem o que estão a fazer e que passos devem dar. Por isso obrigaram-nos a estudá-los bem e a prepararmo-nos da melhor forma. Pinto da Costa sabe montar as suas equipas», disse Pep Guardiola.
 
Com tantos elogios recebidos, Vítor Pereira pôs logo os pontos nos “i’s”.
 
«Será um FC Porto igual a si próprio, que acredita nas suas ideias. Estamos cá por mérito próprio, em sequência de uma época brilhante. Reconhecemos que o Barcelona é uma grande equipa e um grande clube, com um grande treinador mas também sabemos que temos tudo preparado para este jogo. Não viemos para vê-los jogar, mas para vencer. Preparamo-nos da melhor forma para sermos capazes de dar uma resposta a altura do próprio jogo», afiançou o técnico do FC Porto.
 
O Principiado do Mónaco, que por estes dias está com temperaturas a rondar os 30º graus, veste a camisola da Supertaça Europeia. Falta saber se o luxo do Principiado corresponderá ao paraíso de bom futebol dentro de campo entre Barcelona e FC Porto, esta noite, a partir das 19h45 portuguesas.