Duas equipas romenas estão no caminho do Benfica, na Liga dos Campeões, e do Sporting, na Liga Europa. E não são das mais ‘conhecidas’. O Otelul, adversário dos encarnados na Liga milionária, é estreante nestas andanças. Um desconhecido. O Vaslui, terceiro no campeonato romeno, é menos. Um dos seus jogadores, o brasileiro Wesley, já por cá passou, ao serviço do Paços de Ferreira.

António Conceição esteve um ano no comando técnico do Brasov, clube que abandonou no início desta temporada por divergências com a direção – o anúncio foi feito em Portugal, após um jogo de pré-época contra o Sporting de Braga. Foi um ano que lhe dá a possibilidade de explicar o que espera Benfica e Sporting. Acredita que qualquer uma das equipas lusas não terá dificuldade nos desafios.

«O Otelul, campeão em título, vale pelo seu trabalho coletivo, é uma equipa competitiva, baixa um pouco as suas linhas, joga em transições rápidas. Tenta fazer futebol direto, aproveitar os lances de bola parada. Digamos que são os trunfos desta equipa. Sem ter grandes vedetas ou referências individuais, tem bons jogadores», explicou António Conceição ao SAPO Desporto.

Quanto ao Vaslui, adversário do Sporting no Grupo D da Liga Europa, o técnico também acredita que os leões se vão ‘encontrar’ e não terão dificuldades frente ao terceiro classificado romeno do ano passado.

«O Vaslui é diferente [do Otelul]. O ano passado lutou pelo título quase até ao final. De ano para ano tem-se reestruturado, o presidente tem feito um investimento na equipa. Tem alguns valores individuais de referência. Joga o Wesley, que esteve no Leixões e no Paços de Ferreira, tem um romeno, o Sanmartean…tem ali três ou quatro jogadores de referência. São muito organizados», frisou o técnico.

Para António Conceição, o futebol romeno tem tudo para crescer e tornar-se uma das ligas ais competitivas, até porque, «houve três ou quatro equipas a lutar pelo título até à última», acreditando mesmo que «é mais competitiva do que a Liga portuguesa». O técnico sublinha, ainda, que para a entrada na Liga Europa estiveram cinco equipas a disputar lugares. No entanto, «o atropelo dos dirigentes» acaba por fazer com que o processo demore.