A TVI garantiu a transmissão da Liga dos Campeões em futebol em sinal aberto entre 2012 e 2015, enquanto a SportTV mantém os direitos na competição, comunicou esta quinta-feira a UEFA.

«A UEFA anunciou hoje a entrega dos direitos televisivos à TVI e à SportTV em Portugal», pode-se ler no sítio oficial da UEFA na Internet.

O organismo responsável pelo futebol europeu explica que a TVI se junta “à família” de detentores de direitos e transmitirá “o melhor jogo de terça-feira em cada semana”.

No caso de haver «uma ou nenhuma equipa portuguesa na competição, a TVI transmitirá o melhor jogo da semana (em qualquer das noites), de modo a permitir aos adeptos portugueses de futebol o mais relevante do programa da Liga dos Campeões».

A UEFA diz ainda que a SportTV assegurou os direitos dos restantes jogos e transmitirá um mínimo de quatro jogos em direto em cada uma das noites.

Os dois canais têm também os direitos da final e da Supertaça europeia, bem como os resumos de todos os jogos.

Também em comunicado, a estação de Queluz sublinha que irá, a partir do próximo ano, «transmitir em exclusivo um jogo por jornada da liga milionária» e que na próxima época «passa a contar com a participação direta do vencedor e do segundo classificado da Liga Portuguesa».

«Este acordo vem reforçar a boa relação que existe entre a UEFA e a TVI, já desde o Euro 2004, 2008 e sub-21 de 2006. A ‘Champions League’ representa o futebol ao mais alto nível e é um conteúdo de excelência que nos orgulha oferecer aos nossos espectadores», disse José Fragoso, diretor-geral de conteúdos da TVI.

No final do comunicado da UEFA, o organismo deixou uma palavra de agradecimento à RTP, pelo seu «continuado e valioso contributo na competição».